Distrito Federal terá Dia de Plantar uma muda nativa do Cerrado neste domingo
7 de dezembro de 2025Ação coordenada envolverá diversas regiões administrativas e reforçará o compromisso ambiental com a recuperação do bioma
No próximo domingo (7/12), o Governo do Distrito Federal (GDF) realizará a maior edição do dia de plantio de uma muda nativa do Cerrado, desde a criação da data, com o plantio de 15 mil mudas, em ações simultâneas em várias Regiões Administrativas. Instituído pelo Decreto nº 44.606, de 2023, o evento representa o compromisso contínuo do GDF com a restauração ecológica, a ampliação de áreas verdes e o engajamento da população na defesa de um dos biomas mais ricos do país.
O ponto central da celebração será o Parque do Ecológico do Cortado, em Taguatinga/DF, onde ocorrerá o evento principal. Paralelamente, outras regiões administrativas também promoverão atividades locais de plantio. Desde sua primeira edição, o dia de plantar uma muda nativa do Cerrado tem expandido seu alcance e impacto ambiental. Em 2023, foram plantadas 5 mil mudas no Parque Ecológico do Guará Ezequias Heringer. No ano seguinte, mais de 10 mil mudas foram plantadas no Parque Ecológico do Riacho Fundo e em diversas regiões do DF.
A edição de 2025 contará com 10 mil mudas fornecidas pela Companhia Urbanizadora da Novacap e outras 5 mil do Instituto Arvoredo. Somente neste evento, serão plantadas 15 mil mudas. A Novacap, que realiza o plantio anual de mais de 100 mil mudas em diferentes áreas do DF, prevê encerrar o ano com aproximadamente 115 mil árvores plantadas.
O Cerrado, reconhecido como o berço das águas que abastecem o Distrito Federal, exige ações permanentes de conservação diante dos desafios ambientais contemporâneos. O dia de plantar uma muda nativa do Cerrado reforça o compromisso do GDF com a proteção desse bioma estratégico, promovendo reflorestamento, mobilização social e educação ambiental em todo o território. A ação envolve integração entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Novacap, a Secretaria de Governo (Segov), Administrações Regionais, comitês ambientais locais e da sociedade civil.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destaca que o evento será um marco para o DF. “O dia de plantar uma muda nativa do Cerrado é mais do que uma ação de reflorestamento. Trata-se de um compromisso do Distrito Federal com o futuro. Cada uma dessas 15 mil mudas plantadas representam esperança, compromisso climático e responsabilidade com o Cerrado, que é o berço das nossas águas. Agradeço a cada servidor, parceiro institucional e cidadão que se somou a esta causa. Só avançamos porque trabalhamos juntos: Sema, Ibram, Novacap, Segov, administrações regionais e a sociedade civil. Seguiremos ampliando nossas áreas verdes e fortalecendo a resiliência ambiental do DF, para que as próximas gerações encontrem um território mais equilibrado, saudável e resiliente”, comentou o secretário.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também reforçou a importância da união de esforços. “O dia de plantar uma muda nativa do Cerrado mostra que, quando governo e comunidade se unem, o resultado é poderoso. Estamos aqui para reafirmar o compromisso do GDF com a proteção do Cerrado e com uma cidade mais verde para todos. Este é um trabalho que não se faz sozinho: depende da participação de todos que acreditam em um futuro sustentável. Hoje plantamos árvores, mas também plantamos consciência, cidadania e esperança. O Governo do Distrito Federal seguirá investindo em políticas ambientais responsáveis e na recuperação das nossas áreas naturais”, afirmou Celina.
Com o dia de plantar uma muda nativa do Cerrado, o Governo do Distrito Federal reforça sua estratégia de enfrentamento à crise ambiental por meio de ações concretas de recuperação do bioma. Ao unir o poder público e a sociedade em torno do plantio de mudas nativas, a iniciativa não apenas amplia a cobertura vegetal do território, como também fortalece a consciência coletiva sobre a importância de preservar os recursos naturais e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
Serviço
Evento: Dia de Plantar 2025
Data: Domingo, 7 de dezembro de 2025
Horário: A partir das 8h30
Local central: Parque Ecológico do Cortado, Taguatinga
Objetivo: Restaurar áreas verdes, ampliar a cobertura vegetal e fortalecer a consciência ecológica sobre a importância do bioma Cerrado
