NA RUA

MMA leva registro, vacinação e microchipagem de animais domésticos à primeira edição do Governo do Brasil na Rua

16 de dezembro de 2025

Ações foram realizadas no Sol Nascente, em Brasília, por meio do SinPatinhas, que já cadastrou mais de 943 mil cães e gatos em todo o país

MMA

 

Ação integrou um mutirão de ações gratuitas oferecidas pelo governo federal à população – Foto: Rogério Cassimiro/MMA

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) levou serviços de microchipagem, vacinação e registro de cães e gatos por meio do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) à primeira edição do programa Governo do Brasil na Rua, realizada no último sábado (13/12) na região administrativa do Sol Nascente, em Brasília. A ação integrou um mutirão de ações gratuitas oferecidas pelo governo federal à população, entre as quais perícias do INSS e orientação previdenciária, programas de crédito para microempreendedores, inclusão digital e carreta de saúde com exames oftalmológicos, vacinação e procedimentos odontológicos.

Foram emitidas 187 carteirinhas (RG Animal) de cães e gatos, realizados 83 procedimentos de microchipagem e aplicadas 100 vacinas antirrábicas. Maria de Fátima da Silva, moradora de Sol Nascente e tutora de 35 gatos, foi uma das beneficiárias. Quinze de seus animais foram atendidos no estande do SinPatinhas e os demais receberam o microchip em casa, onde a equipe do MMA concluiu a identificação dos 35 gatos. Parte dos bichinhos também foi vacinada.

O SinPatinhas foi lançado em abril deste ano no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva. Parte do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), o sistema permite o registro de cães e gatos de forma gratuita nesta página por tutores, organizações da sociedade civil, estados e municípios.

Cada animal cadastrado recebe um número de identificação único, válido em todo o território nacional – o RG Animal. O documento conta com um QR Code, que pode ser fixado na coleira do animal. Em caso de perda, qualquer pessoa pode escanear o código e ajudar na localização do tutor. O SinPatinhas possibilita também o acompanhamento da destinação de recursos federais para essas ações em cada ente federativo ou beneficiário de emendas parlamentares, promovendo mais transparência nos gastos públicos.

Até o momento, mais de 943 mil animais domésticos já foram registrados na plataforma do SinPatinhas (596 mil cães e 347 mil gatos). Por meio do Governo do Brasil na Rua, o objetivo é levar o sistema diretamente à população.

“O SinPatinhas é a porta de entrada dos responsáveis para as políticas públicas voltadas aos animais. Ao registrar seu cão ou gato no sistema, além de protegê-lo – já que, em caso de perda, o responsável pode ser localizado por meio da consulta pública do microchip –, a pessoa passa a receber informações sobre vagas de microchipagem, castração e campanhas de vacinação disponíveis em sua região”, explicou a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini.

Ela afirmou que, para o Governo do Brasil, o cadastro dos animais é fundamental, pois gera dados qualificados que orientam o planejamento, o fortalecimento e a ampliação das políticas públicas de proteção e bem-estar animal. “Por isso, o lema do SinPatinhas é: Quem ama, registra”, destaca.

Em Brasília, a ação contou com o apoio da Fiocruz, da Universidade de Brasília (UnB), da Uninassau e da Uniceplac, que mobilizaram equipes veterinárias para o atendimento ao público.

Governo do Brasil na Rua

O Governo do Brasil na Rua é uma iniciativa interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR). Além do registro de animais domésticos no SinPatinhas, vacinação e microchipagem, a primeira edição levou à população perícias do INSS e orientação previdenciária; programas de crédito para microempreendedores; inclusão digital; esclarecimento de dúvidas, por meio de agência da Caixa, sobre o Minha Casa Minha Vida e o Reforma Casa Brasil; carreta de saúde com exames oftalmológicos, vacinação e procedimentos odontológicos; a Tenda Lilás, do Ministério das Mulheres, que orienta mulheres sobre medidas de enfrentamento à violência; e explicações sobre microcrédito do Acredita no Primeiro Passo por meio do Ministério do Desenvolvimento Social sobre o Pé-de-Meia pelo Ministério da Educação.

(Com informações da Secom/PR)

Acesse aqui o site do SinPatinhas.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA