Parque Nacional

Parque Nacional do Itatiaia vence o Prêmio Nacional do Turismo 2025 com projeto de acessibilidade

27 de dezembro de 2025

Projeto vencedor evidencia o esforço conjunto do ICMBio e da equipe do Parque em romper barreiras e garantir experiências mais humanas de turismo — seguras, sensoriais e autônomas para visitantes com diferentes perfis e limitações

ICMBio

O prêmio foi entregue em solenidade na capital federal. Foto: Divulgação/Mtur

Representando uma mudança estrutural na forma de promover turismo de natureza em Unidades de Conservação (UCs), o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, com o projeto “Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível”.  

O Itatiaia concorreu com outros 28 projetos habilitado nesta categoria e ficou entre os finalistas junto com outros dois importantes projetos na área, levando o prêmio em cerimônia que aconteceu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, em Brasília/DF 

O projeto vencedor do Parna reúne várias ações para garantir que todas as pessoas possam viver a experiência com a natureza, como a Cachoeira Acessível do Camapuã (a primeira do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil), o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial, a Alameda Conectar, além das melhorias no Centro de Visitantes com Libras, braile e audiodescrição. Neste ano, o Itatiaia ainda realizou a primeira edição do “Caminhos Acessíveis”, corrida para pessoas com deficiência, e o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade em Unidades de Conservação. 

Felipe Mendonça, chefe do Parque, parabeniza a equipe do parque pela vitória, que é motivo de orgulho. “Esse prêmio demonstra a nossa intencionalidade de investir em quem mais precisa de apoio para desfrutar do contato com a natureza. Quando investimos em quem mais precisa, todos ganham. A natureza precisa ser vivida por todos e todas, sem barreiras”, diz. 

Para Elisabete Hulgado, responsável pela Gestão Socioambiental do Parque, o resultado é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é de todos que acreditam que inclusão muda realidades. Hoje, o Itatiaia é um parque mais humano e mais acessível, coloca. 

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coloca o Itatiaia como referência nacional em turismo acessível em áreas naturais. 

Sobre o Prêmio 

O prêmio promovido pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional do Turismo é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos exercem no setor do turismo.  

Para além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas tenham um compromisso contínuo com a excelência, incentivando a busca por inovações. 

Além disso, ao serem replicadas em outros destinos brasileiros, contribuem para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil. 

 

Comunicação ICMBio com informações do Parque Nacional do Itatiaia
[email protected]
(61) 2028-9280