NIÈDE GUIDON

ANDRÉ PESSOA

1 de janeiro de 2026

LIVRO HOMENAGEM A NIÈDE GUIDON Filho de um sociólogo, o fotógrafo e jornalista André Pessoa nasceu em Pernambuco, mas dedica seu trabalho e sua vida a contar histórias, defender a natureza e revelar as belezas do Piauí. Suas imagens, suas reportagens e seus registros históricos sobre a Serra da Capivara e sobre a Serra das… Ver artigo

Silvestre Gorgulho

LIVRO HOMENAGEM A NIÈDE GUIDON

Filho de um sociólogo, o fotógrafo e jornalista André Pessoa nasceu em Pernambuco, mas dedica seu trabalho e sua vida a contar histórias, defender a natureza e revelar as belezas do Piauí. Suas imagens, suas reportagens e seus registros históricos sobre a Serra da Capivara e sobre a Serra das Confusões rodam o mundo e o coração dos amantes da arqueologia e da natureza. Muito do que está hoje preservado e protegido na região, é um grande legado de sua atuação profissional e pessoal. A boa notícia é que parte do seu acervo agora virou livro de arte e será lançado agora em 2026.

A Folha do Meio Ambiente fez mais de 10 capas e inúmeras reportagens sobre a Serra da Capivara e a Serra das Confusões, tendo sempre o apoio e investigações de André Pessoa e Tânia Martins.

 

André Pessoa conheceu o Piauí no final da década de 1980 e logo se encantou com a região em torno do Parque Nacional Serra da Capivara: “Me pareceu uma região biodiversa, muito conservada, com a vegetação completamente diferente do que eu já conhecia no interior nordestino. E aquilo me deixou encantado como fotógrafo, como repórter, como observador da natureza brasileira”. Em 1993, André Pessoa foi definitivamente morar em São Raimundo Nonato e, então, começou a fazer a divulgação das pinturas rupestres na Serra da Capivara.
André Pessoa explica que a fotografia entrou em sua vida através do pai, que é sociólogo e que usavas imagens em suas pesquisas científicas, e a partir desse contato se apaixonou pelo universo da foto. Seu trabalho fotográfico na Serra das Confusões e na Serra da Capivara, posso garantir, deu muita força à Guardiã e salvadora do Parque Nacional Serra da Capivara, Niéde Guidon, e levou o Governo Federal a salvar aquela preciosidade ambiental e arqueológica.
A Folha do Meio Ambiente sempre deu voz aos gritos de alerta de André Pessoa e da jornalista Tânia Martins. E aqui posso testemunhar, tanto os dois jornalistas com a própria Folha do Meio sofreram retaliações econômicas, financeiras e políticas por terem se levantado a favor da preservação da região.

O LIVRO DE ANDRÉ PESSOA

André Pessoa faz uma verdadeira busca arqueológica num arquivo com três décadas contínuas de documentação da Caatinga.

O livro escrito e editado por André Pessoa é uma verdadeira busca arqueológica num arquivo com três décadas contínuas de documentação da Caatinga. A publicação traz informações inéditas sobre a importância da “Área Arqueológica de São Raimundo Nonato”, conceito estabelecido por Niéde Guidon e sua equipe, ainda em meados da década de 1980, abrangendo grande parte da região sudeste do Piauí.
O livro é abrangente e mostra essa região que abriga dois parques nacionais (Serra da Capivara e Serra das Confusões) e, também:
1 – Um corredor ecológico federal (Capivara-Confusões)
2 – Uma estação ecológica estadual (Chapada da Serra Branca)
3 – Dois museus (Homem Americano e da Natureza)
4 – Um centro cultural extremamente moderno e bem equipado (Centro Cultural Sérgio Motta – onde estão os laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano, inclusive com cursos de pós-graduação); um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com graduação em arqueologia e ciências afins
5 – Um instituto federal de educação, universidade estadual, instituições privadas
6 – Além de um aeroporto regional pronto, não apenas para incrementar o desenvolvimento de São Raimundo Nonato e do Parque Nacional Serra da Capivara, mas sobretudo de uma importante área do semiárido nordestino.

LANÇAMENTO DO LIVRO

HOMENAGENS À NIÉDE GUIDON no Rio de Janeiro, com lançamento do livro de fotografias sobre Niéde e a Serra da Capivara, de André Pessoa.
LOCAL: MUSEU DO AMANHÃ – RJ
DATA: 8 março, Dia Internacional da Mulher /12 março aniversário de Niède Guidon.
Palestras, exibição de filmes, reportagens e documentários sobre a história da maior arqueóloga do Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Autor: André Pessoa
Livro Arte
Formato 28 x 28cm
Colorido – Lombada quadrada
Capa extra com orelhas
168 páginas – 420 imagens
São Raimundo Nonato
Piauí – Brasil – 2026