Meio Ambiente

Corujinha-caburé é primeiro animal silvestre atendido no Cetas em Santa Maria (RS)

9 de janeiro de 2026

Centro foi inaugurado no dia 16 de dezembro deste ano, em parceria com a UFSM

2025-12-30 Exemplar de corujinha-caburé resgatada e encaminhada ao Cetas em Santa Maria.jpeg

Exemplar de corujinha-caburé resgatada e encaminhada ao Cetas em Santa Maria – Foto: Ibama/RS

Santa Maria/RS (30/12/2025) – O recém-inaugurado Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Santa Maria (RS), gerido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), recebeu, na última sexta-feira (26), seu primeiro animal silvestre: um espécime jovem de corujinha-caburé (Glaucidium brasilianum), que é uma das menores espécies de coruja do mundo.

O animal havia caído do ninho e foi recolhido pela comunidade, que acionou a Patrulha Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Patram), a qual, por sua vez, entregou a ave ao Cetas. No Centro, ocorreu a fase inicial de atendimento veterinário, que envolve avaliação clínica, cuidados médicos e fortalecimento físico e comportamental.

A coruja seguirá em tratamento na unidade, passando por todas as etapas do processo de reabilitação para que, futuramente, possa voltar à natureza, onde poderá cumprir novamente seu papel no meio ambiente.

Centro de Triagem de Animais Silvestres

Os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) são unidades especializadas responsáveis pelo recebimento de animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente pela população. Nessas estruturas, são realizados procedimentos de recebimento, cuidado, reabilitação e destinação adequada de animais silvestres oriundos de entregas voluntárias, apreensões relacionadas ao comércio ilegal, tráfico de animais, atropelamentos e outras situações de risco à fauna, priorizando, sempre que possível, o retorno ao ambiente natural.

A chegada do primeiro animal no Cetas Santa Maria marca, simbolicamente, o início das atividades operacionais da unidade, que foi inaugurada no último dia 16 de dezembro. A parceria entre Ibama e UFSM.

Tem como objetivo fortalecer as ações de conservação da fauna silvestre no Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama