Natureza

Cuidar da Natureza com as Pessoas: ICMBio lança novo vídeo institucional

13 de janeiro de 2026

Produção reforça o papel das Unidades de Conservação como territórios vivos onde biodiversidade, comunidades e desenvolvimento sustentável se conectam

/ICMBio

 

ICMBIo lança vídeo institucional reforçando as áreas de atuação do instituo, como fiscalização, pesquisa, apoio à visitação, conservação de fauna e flora, incentivo à bioeconomia e gestão de território junto a povos tradicionais – Foto: Divulgação/ICMBio

Cuidar da natureza com as pessoas não é apenas um lema, mas uma missão, que guia o modo com que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atua em todas as instâncias. As Unidades de Conservação federais (UCs) vão além de limites no mapa: são territórios vivos onde biodiversidade, comunidades e economia local se entrelaçam. Esse patrimônio coletivo que inspira o novo vídeo institucional do ICMBio, um convite a servidores, colaboradores e sociedade em geral a verem e experimentarem, traduzido em tela, os valores da conservação da biodiversidade como um compromisso compartilhado. 

Como destaca o presidente do Instituto, Mauro Pires, após 18 anos de trajetória, “a instituição se consolidou como órgão público com uma missão muito sólida e muito clara”, pautada pela consistência das ações e pela capacidade de aliar conservação e uso sustentável. Solidez que a produção audiovisual, construída em colaboração com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), aborda. Diversidade das áreas protegidas; ações de proteção; participação social; ciência e inovação; impulso ao turismo e geração de empregos; e desenvolvimento da bioeconomia, são alguns temas que o produto apresenta. 

Mais do que apresentar números ou conceitos, o vídeo traduz em sentimento a missão do Instituto Chico Mendes. Um convite a respirar fundo e sentir o futuro pulsando em nossas florestas, rios, manguezais e oceanos. Assista:  

 

Comunicação ICMBio