Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado no Ibama com apresentação de resultados de 2025
28 de janeiro de 2026Ano foi marcado por mais de 160 ações, nos cinco biomas nacionais, que alcançaram cerca de 17 mil pessoas

Ano contou com diversos eventos coordenados pelo Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea) – Foto: Ascom/Ibama
Brasília/DF (26/01/2026) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) celebra, nesta segunda-feira (26), o Dia Mundial da Educação Ambiental, destacando os avanços alcançados ao longo de 2025 e anunciando uma programação especial de ações previstas para esta semana, em comemoração à data.
O tema Educação Ambiental (EA) tem papel estratégico na atuação do Ibama, ao contribuir para proteção dos recursos naturais, fortalecimento da cidadania ambiental e aproximação da sociedade com políticas públicas ambientais.
2025: um ano de consolidação da EA no Ibama
Ao longo do último ano, a EA esteve presente em diferentes frentes de atuação do Instituto, articulando ações institucionais, mobilização social, formação, comunicação e diálogo com a sociedade. As iniciativas desenvolvidas abrangeram eventos nacionais, ações educativas em campo, processos formativos e campanhas de sensibilização, reforçando o compromisso do Ibama com a promoção de uma cultura ambiental crítica, participativa e transformadora.
Algumas ações do Centro Nacional de Educação Ambiental (Cenea), do Ibama:
- Realização do IX Encontro Nacional de Educação Ambiental (Enea), em Manaus (AM), que reuniu servidores e representantes de diferentes unidades do Ibama para a troca de experiências, reflexões e construção coletiva de encaminhamentos estratégicos para o fortalecimento do tema no Instituto. O evento resultou no Relatório Técnico Final do IX ENEA, que consolida os principais debates e encaminhamentos construídos coletivamente e pode ser acessado aqui.
- No campo da formação, destaca-se o lançamento de dois cursos de EA na Escola Virtual do Ibama, fruto de ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto, disponibilizados gratuitamente ao público em geral. Os cursos de Meio Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental (30h) e de Introdução à Educação Ambiental no Processo de Gestão Socioambiental (50h) ampliam o acesso ao conhecimento e fortalecem a dimensão educativa da política ambiental. Podem ser acessados na Escola Virtual do Ibama.
- Em 2025, O Cenea também promoveu edições do Programa Ibama de Portas Abertas (Pipa), iniciativa voltada a aproximação de escolas, universidades e demais grupos da comunidade com o trabalho desenvolvido pelo Instituto. A relevância do programa foi reforçada com a publicação da Portaria Ibama nº 130, de 5 de setembro de 2025, que formaliza o programa e foi publicada no dia do aniversário do Cenea, simbolizando a EA como ponte entre o Ibama e a sociedade.
- Outra iniciativa de destaque foi a realização da campanha Leve a Cultura, Deixe a Natureza, que articulou ações educativas e de fiscalização em Belém (PA) durante a COP30, com foco no combate ao comércio ilegal de produtos e subprodutos da fauna e da flora silvestres, promovendo sensibilização e valorização do patrimônio ambiental brasileiro.
O conjunto consolidado dessas e outras ações realizadas pelo Cenea e Equipes de Educação Ambiental nos Estados (EEAs) está sistematizado no Relatório de Gestão Anual da Educação Ambiental de 2025, que reúne informações detalhadas sobre as iniciativas educativas desenvolvidas ao longo do ano.
Alguns números da Educação Ambiental do Ibama em 2025:
- Mais de 160 ações realizadas em mais de 50 municípios em cinco biomas brasileiros, totalizando uma estimativa de cerca de 17 mil pessoas contempladas: as ações educativas realizadas pelas equipes abordam temas diversos, como Combate ao tráfico de animais silvestres; Manejo integrado do fogo; Legislação da pesca amadora, esportiva e tradicional; Informações sobre espécies invasoras; e Uso de agrotóxico.
- Fortalecimento institucional e planejamento para 2026: como parte do processo de fortalecimento do tema, o Cenea publicou, neste mês, a portaria que atualiza a composição das EEAs, contando com um total de 105 servidores elencados, aprimorando a organização interna e a governança da Política Nacional de Educação Ambiental no âmbito Instituto.
- Atualização das equipes e das instâncias de articulação, criando-se bases mais sólidas para o planejamento e a execução de novas ações ao longo de 2026, ampliando a capacidade institucional de atuação nos territórios e fortalecendo o trabalho em rede entre as diferentes unidades do Ibama.
Para o próximo período, o Centro vislumbra ações e projetos em parceria com as diretorias e outros órgãos, incluindo o fortalecimento e desenvolvimento de novos programas nacionais de EA vinculados a inciativas já em andamento no Instituto, como a campanha Leve a Cultura, Deixe a Natureza. A perspectiva é dar continuidade às ações, ampliar o alcance territorial, fortalecer a rede de educadores do Ibama e subsidiar mais iniciativas sobre o tema, que é estratégico para a autarquia.
Acompanhe mais informações sobre as ações de Educação Ambiental do Ibama ano passado durante esta semana nos stories do Instagram.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama


