Ministro Gushiken promete apoio à mídia ambiental

Temos que defender quem defende a vida, diz o ministro Luiz Gushiken

12 de dezembro de 2003

Da esquerda para a direita: Hiram Firmino (JB Ecológico) e Silvestre Gorgulho (Folha do Meio Ambiente), o ministro Luiz Gushiken e o deputado Sarney Filho (PV-MA) Diante das dificuldades por que passa toda mídia brasileira, especialmente a ambiental, dois representantes deste segmento – os jornalistas Silvestre Gorgulho (fundador da Folha do Meio Ambiente) e Hiram… Ver artigo


Da esquerda para a direita: Hiram Firmino (JB Ecológico) e
Silvestre Gorgulho (Folha do Meio Ambiente), o ministro Luiz Gushiken
e o deputado Sarney Filho (PV-MA)


Diante das dificuldades por que passa toda mídia brasileira, especialmente a ambiental, dois representantes deste segmento – os jornalistas Silvestre Gorgulho (fundador da Folha do Meio Ambiente) e Hiram Firmino (do JB Ecológico) tiveram no ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, um parceiro nesta luta pela sobrevivência. Não queriam que a mídia ambiental fosse mais um “ser” em extinção.


Hoje deputado, pela quarta legislatura, Sarney Filho (PV-MA) fez questão de abraçar a causa e tem dado seu apoio aos jornais e revistas que fizeram do meio ambiente sua principal bandeira de luta. A primeira ação do deputado foi marcar uma audiência com o ministro Luiz Gushiken, que comanda a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula. A audiência acabou sendo um encontro de quase duas horas, quando foram discutidos vários temas. Até mesmo o grave problema do tráfico de animais.


O ministro Gushiken fez questão de externar abertamente seu compromisso e seu apoio à mídia ambiental brasileira, dizendo de sua importância e de seu valor. Confirmou ao deputado Sarney Filho e aos jornalistas Hiram Firmino e Silvestre Gorgulho que o presidente Lula considera a informação relacionada ao meio ambiente como uma “santa informação”, que ajuda a educar e a defender a vida, pois ninguém nasce predador e ninguém nasce extremamente civilizado e preocupado com as questões ambientais. Ambos os comportamentos é a vida que ensina. E a informação correta é a mola mestra para esse crescimento.