Cervo raro é encontrado morto em unidade de conservação do RS

3 de dezembro de 2003

Um cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie ameaçada de extinção no Brasil, foi encontrado morto nesta quinta-feira (20/11) no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, único local de ocorrência do mamífero no Rio Grande do Sul. A unidade de conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), tem 2.543 hectares e localiza-se em Águas Claras,… Ver artigo

Um cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie ameaçada de extinção no Brasil, foi encontrado morto nesta quinta-feira (20/11) no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, único local de ocorrência do mamífero no Rio Grande do Sul. A unidade de conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), tem 2.543 hectares e localiza-se em Águas Claras, município de Viamão, a 48 quilômetros de Porto Alegre. A avaliação do gerente de implantação do Banhado dos Pachecos, Leandro Chisté Pinto, é de que o cervo-do-pantanal tenha morrido há 15 dias e, no momento, a causa da morte é desconhecida. “O adiantado estado de putrefação do animal está dificultando a detecção do motivo da morte”, afirma Chisté. O gerente da unidade de conservação diz, no entanto, que os impactos causados ao ambiente, como incêndios – ocorreram seis neste ano – que reduzem a área de alimentação e fragmentam o habitat dos animais, são fatores de risco para o cervo-do-pantanal. A espécie é característica de áreas de banhado e o número de exemplares no Estado se tornou reduzido especialmente pelas drenagens de campos alagados. Em outras partes do Brasil, há informações de cervo-do-pantanal em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


A secretaria estadual do Meio Ambiente não tem registro do número exato de exemplares da espécie que vivem no Banhado dos Pachecos. A equipe técnica do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da secretaria está elaborando projeto para buscar recursos junto a organismos internacionais a fim de subsidiar estudos e a conservação do cervo-do-pantanal no Banhado dos Pachecos.