Meio ambiente: governos estreitam relações no México

4 de dezembro de 2003

O México sediou, de 28 a 31 de outubro, nas cidades de Toluca e Valle de Bravo, o primeiro encontro de autoridades latino-americanas da área ambiental. O secretário estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel, integrou a delegação brasileira e avaliou como positiva a união entre os países da América… Ver artigo

O México sediou, de 28 a 31 de outubro, nas cidades de Toluca e Valle de Bravo, o primeiro encontro de autoridades latino-americanas da área ambiental. O secretário estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel, integrou a delegação brasileira e avaliou como positiva a união entre os países da América Latina e do Caribe para a formação de uma rede internacional de cooperação no setor. A Declaração de Valle de Bravo sobre os Princípios para o Meio Ambiente e o Densenvolvimento Sustentável, assinada pelos participantes do encontro, reforça a idéia de unificação de ações para conservação e manejo dos recursos naturais do planeta.


Representantes de governos europeus também estiveram reunidos em Toluca no mesmo período para debater sobre o meio ambiente e referendaram a Declaração de Valle de Bravo. “Agora temos o desafio de colocarmos em execução essa rede em todos os níveis, ou seja, internamente nos países e nas relações internacionais”, frisa José Alberto Wenzel. No Brasil, informa o secretário gaúcho, a cooperação deve ocorrer por meio de órgãos multilaterais, como a Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), que reúne entidades públicas e privadas, e o Conselho de Desenvolvimento da Região Sul (Codesul), coordenado este ano pelo Rio Grande do Sul.