Homenagem a ambientalistas gaúchos

5 de dezembro de 2003

Realizou-se, no dia 24 de novembro, na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul , homenagem aos pioneiros do Movimento Ambientalista do RS. A solenidade, como não poderia deixar de ser, foi ao ar livre, com cadeiras debaixo das árvores para melhor desfrutarmos da beleza do lugar. Estava um dia típico de primavera, com o… Ver artigo

Realizou-se, no dia 24 de novembro, na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul , homenagem aos pioneiros do Movimento Ambientalista do RS. A solenidade, como não poderia deixar de ser, foi ao ar livre, com cadeiras debaixo das árvores para melhor desfrutarmos da beleza do lugar. Estava um dia típico de primavera, com o céu bem azul, o sol, de quase verão, implacável e, o arvoredo abundante servindo de abrigo aos pássaros e a nós, simples mortais. Ah! Que prazer poder estar ali naquele momento mágico em que as autoridades estaduais, municipais e simpatizantes que lutam pela defesa da Ecologia desde os tempos mais remotos, todos reunidos sob frondosas árvores, em meio a flores multicoloridas, comungando um mesmo propósito – valorizar a natureza e àqueles que dedicam ou dedicaram suas vidas para preservá-la e ensinar aos demais a importância de mantermos o equilíbrio dos ecossistemas para garantirmos a VIDA no planeta.


As estrelas do evento eram: AUGUSTO CARNEIRO , GISELDA CASTRO, CELSO MARQUES, HILDA ZIMMERMANN , JOSE LUTZENBERGER – IN MEMORIAN – representado pela sua filha LARA LUTZENBERGER – e MAGDA RENNER – todos pessoas muito especiais, simples e generosas que lá estavam, servindo de exemplo para muitas gerações. Percebi que estava sobrando uma cadeira com um cartão de “Reservado”. A entidade não compareceu e então, dei-me ao luxo de ocupá-la. Talvez fosse um lugar destinado à imprensa. Como não vi ninguém com algum crachá de jornalista, sentei-me lá, muito enxerida.


Fiquei desapontada por não ter visto repercussão nenhuma na Imprensa , nem a falada, nem a escrita. Conversei com o Sr. Augusto Carneiro que está sempre com o seu trabalho de formiguinha, dando folhetos explicativos sobre o que se está fazendo em educação ambiental, enfim tudo sobre Ecologia.


Perguntei a ele se tinha, no momento, o seu livro, lançado na Feira do Livro de 2003. Ele não tinha, mas tinha um do Lutz e inúmeros xerox significativos para os interessados em Ecologia. Disse a ele que tinha visto uma foto sua dos anos 70, junto com o ex-governador Triches e o Lutenberger, inaugurando o Parque Estadual de Itapuã. A foto estava no Espaço Histórico do Parque, recentemente reinaugurado. Tive oportunidade de conhecer a Sra. Magda Renner, criatura igualmente batalhadora na causa ambientalista, a Sra. Hilda Zimmermann que preside inúmeras ONG s em defesa do meio ambiente, dos indígenas e da Floresta Amazônica . A Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia, falou em nome de todos os homenageados. Disse que, desde pequena, costumava ver todos eles , em constantes reuniões em sua casa. Ela conviveu desde cedo com o amor à Natureza e tendo pessoas especiais como modelo. No final, os discursos foram abreviados pois, pequenos enxames de abelhas pacíficas sobrevoavam as cabeças de alguns presentes. Era a natureza se fazendo presente, com toda a sua força e magia. Parabéns à Presidente da Fundação, Sra. Verena Nygaard, pelo belo trabalho que tem feito junto a comunidade.