O Brasil de Meus Olhos

O Brasil das Diferenças

12 de dezembro de 2003

O projeto O Brasil de Meus Olhos bate no coração. Por dois motivos bem simples. Primeiro porque envolveu crianças de 1.886 escolas. Segundo porque mostra em cores, dores e sabores a fantástica diversidade brasileira de gente e de meio ambiente. A Fiat plantou a semente do projeto: garantiu a participação de alunos carentes, deficientes e… Ver artigo

O projeto O Brasil de Meus Olhos bate no coração. Por dois motivos bem simples. Primeiro porque envolveu crianças de 1.886 escolas. Segundo porque mostra em cores, dores e sabores a fantástica diversidade brasileira de gente e de meio ambiente. A Fiat plantou a semente do projeto: garantiu a participação de alunos carentes, deficientes e de comunidades indígenas, doando 1.000 câmeras fotográficas. A colheita foi farta: uma equipe de técnicos examinou mais de 30 mil trabalhos e escolheu 262 finalistas para uma comissão julgadora selecionar 100 trabalhos e, entre eles, premiar seis, todos reunidos no livro O Brasil de Meus Olhos. Frei Betto, assessor especial do presidente Lula, no prefácio diz “que as imagens reunidas espelham sonhos de um país melhor (…). Eis aqui o mapa social do Brasil, desenhado pela perspicaz ótica juvenil. Percorrê-lo é, para as pessoas, uma questão de solidariedade”. Para Carlos Alberto de Xavier, historiador e representante do MEC, “as crianças e jovens mostraram, sem os filtros dos profissionais, a realidade que os cerca ou o produto de sua imaginação…”. “Se o Brasil emociona, suas crianças e jovens emocionam muito mais. Não julguei. Aprendi”, diz o psicólogo José Ernesto Bologna, membro da comissão julgadora. (SG)


















OS ÍNDIOS


O Brasil dos meus olhos está nesta foto, que mostra os verdadeiros “descobridores do Brasil”. Se todo ser humano vivesse como o índio, produzindo e dividindo, o mundo seria bem melhor!


Casseane Berrti, 15 anos (Profa. Ilse Adriane F. de Oliveira) Escola Danilo Irineu Doris – Rodeio Bonito-RS


VIVA O BRASIL


O Brasil não passa de um moleque feliz! Nosso povo é cheio de problemas, com certeza, mas é o povo mais alegre do mundo.
Eu amo meu país!


Fernanda Tavares, 14 anos
(Profa Henriqueta Storto Rocha) Colégio São José – Santos-SP


BRASIL MINEIRO


Eu não conheço o Brasil inteiro, mas conheço o Brasil mineiro. Rios de águas puras parecidas com seu povo, que corta as colinas em busca de algo melhor. Águas cantantes, que alimentam os campos férteis, elevam os montes para o céu. As montanhas que são moradas da esperança…


Miriam Azevedo Ferraz, 10 anos (Profa Camila das Graças de Souza) Colégio Sagrado Coração de Jesus – Itajubá-MG



A VISÃO DE UM BOM PAÍS


Somos o tronco de nosso país.
Com pensamentos bons e ruins, levamos o Brasil na cabeça.


Cássio Miranda Coelho, 11 anos (Profa. Marieta Cristina M. Mendes) Colégio Ribeiro de Oliveira – Entre Rios de Minas-MG


BOA VONTADE


Ao ver uma menina delicadamente
ensinando um adulto a estudar, vejo um país erguendo-se e caminhado rumo a um futuro próspero e brilhante. (…) Vejo esperança e boa vontade no Brasil dos meus olhos.


Giancarlo Sorvilho Vieira, 16 anos (Prof. Loide Abrantes) Escola Estanislau
Augusto – Pinhalzinho-SP


NTSB – NOVO TRIBUNAL
SUPERIOR BRASILEIRO


Isso mesmo! Um tribunal: lugar onde se é julgado. Onde um traficante é juiz, magistrado, dá sentença… Tribunal esse onde as sessões são rápidas e sem direito à defesa… Você não vê estes personagens na foto? Tudo bem!
A justiça também não… É cega.


Jorge Janólio Júnior, 17 anos (Profa Cristiane Campos)
Escola de Jandaia do Sul-PR