Cinema, TV e Ecologia

Programa Expedições

28 de janeiro de 2004

“Homenagem a Orlando Villas Boas” Paula Saldanha e Roberto Werneck homenageiam um dos maiores defensores da causa indígena que o Brasil conheceu: Orlando Villas Boas desbravador, indigenista e sertanista. No programa foi feito um belo perfil, com muitas histórias de vida de um dos mais importantes brasileiros do século 20. Em exibição na TV Cultura… Ver artigo

“Homenagem a Orlando Villas Boas”


Paula Saldanha e Roberto Werneck homenageiam um dos maiores defensores da causa indígena que o Brasil conheceu: Orlando Villas Boas desbravador, indigenista e sertanista. No programa foi feito um belo perfil, com muitas histórias de vida de um dos mais importantes brasileiros do século 20. Em exibição na TV Cultura e na Rede Brasil.


Exportando cultura


O cineasta Fernando Camargos acaba de fechar um contrato de co-produção com a Produtora Norueguesa VídeoVital, com o canal de televisão estatal da Noruega- NRK e com Nordick Film Found para produção do filme documental ecológico de longa-metragem “Peter Brandt, Lund e o homem pré-histórico brasileiro?. O norueguês, Peter Brandt foi jornalista, zoólogo e pintor. Ele é considerado o melhor ilustrador científico do século 19 que viveu no Brasil. Descobriu e retratou e nossa pré-história e o cotidiano da vila de Lagoa Santa, MG. É a cultura trazendo divisas para o Brasil.


Teatro e ecologia


Assim como o cinema e o vídeo, o teatro é um excelente meio para conscientização e educação ecológica. Teatro ecológico “A doença da Terra”, dirigida e adaptada pela professora Michelle Silva, com texto de Maria Pinceratti.


Vídeo canadense é o grande vencedor do 5º Fica






Em números:
Filmes e vídeos incritos: 299
Selecionados: 28
Países inscritos: 34
Selecionados: 13

O discurso contra a comercialização dos recursos naturais e a lei das patentes foi o grande vencedor do 5º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) da cidade de Goiás. O vídeo canadense “The bottom line – Privatizing the world”, da diretora Carole Poliquin, é um documentário de uma hora sobre a venda da água e o crescente processo de patentização do uso de recursos naturais e leva o espectador a refletir sobre o futuro do meio ambiente.O festival terminou com belo show ecológico do ministro da Cultura, Gilberto Gil.


Financiamento de filme ou vídeo ecológico


Atenção cineastas! Será aberto um edital sobre o “Manejo de Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção” pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente. Vídeos e filmes sobre o tema poderão ser financiados. Faça seu projeto. Parabenizamos o Fundo Nacional do Meio Ambiente pelo aniversário de quatorze anos (10 de julho) apoiando os mais diversos temas que compõe a agenda ambiental brasileira, dentre os quais a produção de filmes e vídeos ecológicos.
Maiores informações no site: www.mma.gov.br/fnma