Selos promovem conscientização na Semana do Meio Ambiente
10 de fevereiro de 2004Os Correios lançam, na Semana do Meio Ambiente, dois selos que demonstram a importância da preservação da natureza. No dia 2 de junho, será lançada a emissão Plantas Medicinais do Cerrado, composta de uma folha com seis selos, ilustrados com as espécies: velame (Macrosiphonia velame), arnica (Lychnophora ericoides), pacari (Lafoensia pacari), também conhecida como deladeira… Ver artigo
Os Correios lançam, na Semana do Meio Ambiente, dois selos que demonstram a importância da preservação da natureza. No dia 2 de junho, será lançada a emissão Plantas Medicinais do Cerrado, composta de uma folha com seis selos, ilustrados com as espécies: velame (Macrosiphonia velame), arnica (Lychnophora ericoides), pacari (Lafoensia pacari), também conhecida como deladeira ou mangabeira-brava, ipê roxo (Tabebuia impetiginosa), embira (Xylopia aromática), muitas vezes chamada de pimenta-de-macaco ou pindaíba, e tiborna (Himatanthus obovatus), conhecida como pau-de-leite, leiteiro, janaguba, ou sucuúba.
O lançamento desses selos ocorrerá no shopping Conjunto Nacional, em Brasília, o que permitirá sensibilizar um grande público para a importância de nossa flora.
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, serão lançados quatro selos especiais, com o tema Reciclagem – Artesanato. Esse lançamento pretende desencadear uma ampla campanha de conscientização para a reciclagem de materiais.
Vidro, metal, plástico e papel compõem os motivos dessa quadra de selos, cujos planos de fundos são apresentados nas cores de identificação dos materiais, às quais se aplicou uma texturização.
No Brasil, os programas de reciclagem ganham destaque e começam a organizar ainda mais seus três processos básicos: a reeducação popular para diminuir a quantidade de lixo; o incentivo às várias possibilidades de reutilização de resíduos antes julgados sem utilidade; e a reciclagem, transformando produto em matéria-prima para a confecção de novas manufaturas.
A coleta seletiva e os subprocessos de redução, reutilização e reciclagem representam esforços grandiosos em prol dos cuidados com os recursos naturais, possibilitando à sociedade almejar um futuro mais saudável. O lançamento dos selos acontece em âmbito nacional e a população pode adquirí-los nas agências de correio ou pela internet, no endereço www.correios.com.br.