Valor ambiental virou prioridade dos prefeitos

26 de fevereiro de 2004

      O objetivo foi claro: discutir os problemas comuns e fortalecer as parcerias em programas de ação ambiental, para agregar benefícios comuns. A Associação Micro-regional do Circuito das Águas – AMAG, se reuniu dia 25 de março, em Três Corações, Sul de Minas, a convite do prefeito José Roberto de Paiva Gomes, para agregar benefícios… Ver artigo

      O objetivo foi claro: discutir os problemas comuns e fortalecer as parcerias em programas de ação ambiental, para agregar benefícios comuns. A Associação Micro-regional do Circuito das Águas – AMAG, se reuniu dia 25 de março, em Três Corações, Sul de Minas, a convite do prefeito José Roberto de Paiva Gomes, para agregar benefícios comuns e preparar um documento que será apresentado no IV Congresso Sul Mineiro de Municípios a ser realizado em Caxambu, agora dia 19 e 20 de abril. 


O encontro da Associação Micro-regional do Circuito das Águas estudou o fortalecimento da entidade – AMAG, com vistas a promover projetos ou medidas de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente, com especial atenção para o saneamento básico e o destino do lixo urbano. 


Segundo o agrônomo Fernando Rodriguez, que participou do encontro de Três Corações, este é um esforço para estancar o processo acelerado de degradação ambiental na busca da vocação natural das regiões, voltado para o ecoturismo, fonte limpa e segura de geração de emprego e renda. 


Explica Rodriguez que os municípios querem ver aumentadas suas capacidades de cooperação e alavancagem de recursos, baseado no princípio apregoado pelo Governo: descentralização. Além de ser um princípio que rege a boa prática administrativa, assume maior importância, ainda, quando se fala em cobrança de resultados, que deve ocorrer, preferencialmente, no nível onde a ação está sendo realiza