Thomas Lovejoy
25 de março de 2004Sou americana, casada com um brasileiro. Dois filhos meus nasceram nos EUA e um aqui. Gosto tanto desse país que hoje me considero uma brasileira também. Escrevo para dizer que fiquei encantada com a reportagem sobre o projeto dos fragmentos florestais na Amazônia. Gostei muito da entrevista com Thomas Lovejoy. Já tinha visto falar… Ver artigo
Sou americana, casada com um brasileiro. Dois filhos meus nasceram nos EUA e um aqui. Gosto tanto desse país que hoje me considero uma brasileira também. Escrevo para dizer que fiquei encantada com a reportagem sobre o projeto dos fragmentos florestais na Amazônia. Gostei muito da entrevista com Thomas Lovejoy. Já tinha visto falar dele na universidade. Achei suas posições sensatas e aprovo quando ele diz que muito pior do que a biopirataria é a destruição biodiversidade.
Maurean B. Bonnell
São Paulo, SP
Última gota!
Uma gota gigantesca veio molhar minha sensibilidade, através da edição 102 da Folha do Meio. Fico a pensar no que faria cada leitor se realmente fosse a última gota! Entretanto essa gota é um preâmbulo da enorme quantidade de água jorrada em cada palavra estampada nessa edição. Para tê-la em abundância é preciso ler, entender, aplicar e preservar. Até mais ver.
Jurandir Schmidt
Rua Walmor Harger, 32
Cep: 89220-650 – Joinville, SC
Caso Peugeot
Ao jornalista europeu
Um poço de carbono para captar os gases de estufa gerados pelos países desenvolvidos é uma grande idéia!!! Parece aquela do economista norte-americano que disse que o efeito estufa será bom para os EUA, pois eles terão mais terras para plantar!!! Nós, subdesenvolvidos, somos muito gratos pela miséria que vocês nos impõem. Adoramos financiar suas prosperidades econômicas com o dinheiro dos juros (por favor, não me digam que isso não acontece, pois são cerca de 80 bilhões de dólares que vão para seus bolsos todo ano). Outra coisa. Apesar do governo lamber as botas do capital internacional, o povo não. Nossas leis, certas ou erradas, devem ser cumpridas. Não questionamos suas leis, mesmo porque não nos interessam. Apenas nos respeitem. Nosso governo não presta, mas nosso povo ainda tem vontade de construir um grande país.
Márcio Gama
[email protected]
Guanabara
De ordem do Senador Geraldo Lessa, presidente da Subcomissão criada através do Requerimento n0 02/2000-CI, “Destinada a apurar in loco, as causas e consequências, bem como as providências a serem tomadas, em virtude do vazamento de oléo ocorrido na Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro”, convido V.Sa. para acompanhar a audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e visita a refinaria de Duque de Caxias e áreas atingidas, a fim de tratar e apurar in loco o vazamento de óleo ocorrido recentemente na Baía de Guanabara.
Celso Antony Parente – Secretário
Senado Federal – Comissão de Serviços de Infra-Estrutura
Brasília-DF
Energia solar
Na edição 101 deste importante jornal tomamos conhecimento de um trabalho desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com o Comunidade Solidária para implantação de sistemas de bombeamento de água utilizando-se a energia solar como geratriz energética.
Queremos informar aos leitores que a prefeitura de Mossoró, RN, está instalando kits de energia solar, residenciais é de iluminação pública em várias comunidade rurais do município.
Já foram instalados em 121 residenciais e mais 22 kits de iluminação pública.
Este ano, em parceria com o Prodeem, estaremos instalando 05 kits de bombeamento de água nestas comunidade e mais 10 em escolas da zona rural.
Antonio Gilberto de Oliveira Jales
Sec. Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos
PNMT
Tive a satisfação de ler, em data recente, essa beleza de jornal que transpira clorofila por todos os poros!
Em meio ao balaio de matérias de primeiro plano, respinguei a da página 9: “Resgatando o passado pelo ecoturismo”, de Ludmila Espíndola.
Contudo, o meu entusiasmo vai mais além, não ficando apenas no envio de parabéns. Tanto que, também mando o meu E-mail (da Secretaria de Educação) para, se não for incomodá-lo, solicitar a V.Sa. o endereço do responsável pela “oficina Macuxí”. É que eu gostaria de entrar em contato com Mardônio Botelho e o PNMT de Roraima.
A propósito, seria muito bom, que a Ludmila voltasse ao assunto, veiculando uma matéria, abordando a cultura e língua do referido povo indígena de Roraima.
José Sousa Melo
Secretaria de Educação e do Desporto
[email protected]
Maceió-AL
Leitura
Com satisfação leio a Folha do Meio Ambiente e aproveito para divulgar o jornal entre a comunidade universitária. Estimulo a leitura constante do periódico que só tem a contribuir na formação dos meus alunos e monitores do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
Mônica Meyer
Museu de História Natural e Jardim Botânico
Belo Horizonte-MG
Riscos urbanos
Venho por meio deste apresentar o Movimento de Prevenção Aos Riscos Urbanos, ONG, declarada de utilidade pública estadual, que desenvolve um trabalho de conscientização, prevenção e correção dos riscos existentes nas cidades. Nosso Movimento tem como objetivo a educação ambiental, a busca da cidadania, através de seminários, palestras, projetos educacionais junto a empresas, escolas, associações de bairros. Na parte de correção possuímos uma central de atendimento à população, ajudando assim, a corrigir os riscos, serviço que prestamos gratuitamente.
É de grande importância o apoio da Folha do Meio Ambiente para a divulgação do Movimento.
Em anexo, para melhor conhecimento, encaminho relatório das nossas atividades desenvolvidas em 99 e as que estamos desenvolvendo em 2000.
Cláudia Brandão – Vice Presidente
fones: (11) 887-7791 / 884-4977.
Site: www.riscosurbanos.org.br
e-mail: [email protected]
Agronomia
Sou estudante de Agronomia da UFRRJ e integrante da Fundação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – Regional III, e recentemente em evento realizado pelo CREA-RJ fui informado sobre o jornal Folha do Meio Ambiente.
Como tornar-me assinante e recebê-lo em minha residência ?
Wagner Pessoa Moreira – Rio de Janeiro – RJ
N.R. Basta que você envie pelo correio um cheque nominal a Folha do Meio Ambiente Editora, no valor de R$ 24,00 acompanhado de seus dados para nosso endereço. Ou , se preferir, faça um depósito na conta Banco do Brasil 459053-8 – agência 2872-X. No caso de depósito você poderá transmiti-lo pelo fax 61-321-7357, sempre lembrando de acompanhá-lo com seus dados pessoais.
O jornal é 10!
Deveria ser usado em colégios e faculdades que se prezem.
Além de ser excelente fonte para políticos e homens públicos, em geral, de sensibilidade.
Vicente Limongi Netto
Brasília-DF
Base para projeto
Sou acadêmica da UNEMAT – Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso. Estou cursando o último ano em Ciências Biológicas e também sou professora.
Sempre estou precisando desenvolver projetos e atividades com meus alunos sobre o meio ambiente. Encontrei a Folha do Meio Ambiente em uma sala da Prefeitura. Lí, e gostei muito. Vocês estão de parabéns com a qualidade informativa. Gostaria de receber estes informativos em mãos e alguns outros que possam me ajudar sobre qualquer assunto sobre o meio ambiente, e principalmente sobre ” os peixes”, que é meu tema em alguns projetos.
Odenir Victor de Oliveira Chalegra
Rua Presidente Vargas s/n.
Vila Nova – Arenápolis – MT
78420-000 – Tel: (65) 716-1119.
Valor maior
As informações e notícias que recebemos publicados por este jornal faz enriquecer e muito nossas aulas de Educação Ambiental, pesquisas etc., por isso é com grande prazer que renovo a assinatura e o faria por um valor maior, tal a importância desse jornal para a comunidade escolar.
Apreciaria receber mais formulários que vou enviar para outras escolas para angariar assinaturas, pois vale a pena. Ao mesmo tempo sugiro a confecção de um CDROM onde apareceria a edição desde o nª 01 e estaria sendo contada a história destes 11 anos de sucesso e aceitação. Parabéns!
Profº Eugênio A. Beluski –
Curitiba – PR E-mail [email protected]
Saneamento
Acompanho a Folha do Meio há vários anos e a uso com meus alunos em vários trabalhos na sala de aula. Uma sugestão de pauta: acho que vocês estão falando pouco de saneamento. Essa é a área crítica do meio ambiente no Brasil. Sem saneamento, sem tratamento adequado da água e do lixo, nada feito.
Professora Esther Muller Carvalho
Curitiba, PR
Material didático
Ficamos bastante alegres com a edição de março, sobre água, porque no Currículo desta escola, tem a disciplina Técnicas Agrícolas, na 7º. e 8º séries do 1ª grau. A Folha do Meio Ambiente é um importante material didático e gostaríamos que fosse enviado para trabalhar-mos em sala de aula.
Prof. Apolônio da Costa Leão –
Escola Municipal Cônego João Marques Pereira
Serra Branca – PB
Agenda 21 Gostaríamos de esclarecer ao colunista e diretor da Folha do Meio Ambiente, Silvestre Gorgulho, e aos leitores deste jornal, que o lançamento do documento básico da Agenda 21 Brasileira – Bases para Discussão da Agenda 21 Brasileira – deverá ocorrer, nos próximos meses, quando também será divulgado o cronograma dos seminários, que serão realizados para concluir o processo de elaboração da referida agenda. O teor da nota publicada na Coluna do Meio, na edição de março/2000, não revela os reais motivos do suposto adiamento do lançamento do documento básico ao alegar a existência de conflitos entre a política ambiental e o Plano Plurianual 2000-2003. Informamos que, no momento, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21-CPDS, responsável pelo processo de elaboração e implementação da agenda, está definindo datas, locais, formato e outros detalhes necessários à realização dos seminários mencionados. Salientamos que o trabalho de preparar vários seminários em um país com a dimensão continental como o nosso, requer tempo e muita organização. Várias reuniões estão sendo feitas para fechar parcerias com estados e instituições diversas. Um sistema logístico está sendo montado para garantir eficiência no recebimento das propostas, que virão da sociedade. O evento de lançamento do Bases para Discussão da Agenda 21 Brasileira e do anúncio do cronograma dos seminários, portanto, não se resume ao lançamento, propriamente dito, da publicação. O objetivo desse evento será o de colocar em evidência o tema “Agenda 21” para a sociedade brasileira, buscando ampliar a sua participação e obter suas propostas para a etapa final do processo de construção da agenda. A CPDS está determinada a realizar o referido lançamento com todos os cuidados e profissionalismo, que o assunto e o país merecem. Assessoria de Comunicação da Agenda 21 Brasileira |
Outras correspondências:
Jornal da ABI (Rio de Janeiro-RJ); Parque Unipraias (Comboriú-SC); FUNEP – Fundação de Estudos e Pesquisas em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Jaboticabal-SP); O Ecológico (Jaquié-BA); Jornal da A.B.E. Movimento Ecológico(Rio de Janeiro-RJ); Deputado Edimar Pireneus (Brasília-DF); Jornal ANJ (Brasília-DF); Revista CREA-RJ (Rio de Janeiro); Veredas (Rio de Janeiro-RJ); Fundação Editora Gertúlio Vargas.