FILATELIA E ECOLOGIA - DEPARTAMENTO DE FILATELIA - ECT

ECT homenageia a cultura chinesa

15 de março de 2004

    Desde 1997, os Correios têm lançado produtos relacionados à milenar cultura chinesa. Naquele ano, foi emitido um cartão-postal, criado pelo artista Jô Oliveira, para comemorar o Ano do Boi. Em 2000, foi lançada uma emissão conjunta Brasil-China, mostrando bonecos chineses de marionetes e máscaras do Carnaval brasileiro. O Ano da Serpente foi saudado… Ver artigo






 


 


Desde 1997, os Correios têm lançado produtos relacionados à milenar cultura chinesa. Naquele ano, foi emitido um cartão-postal, criado pelo artista Jô Oliveira, para comemorar o Ano do Boi. Em 2000, foi lançada uma emissão conjunta Brasil-China, mostrando bonecos chineses de marionetes e máscaras do Carnaval brasileiro. O Ano da Serpente foi saudado com um selo, em 2001. Em 2002, os Correios estão lançando um selo em homenagem ao Ano do Cavalo.


 


No contexto cultural, a importância dessas emissões está na difusão de aspectos da cultura chinesa, muito apreciada em todo o mundo.


A emissão conjunta feita em 2000, pelos Correios do Brasil e da China, marcou a celebração do 25º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, comemorada em 1999. Esse relacionamento tem progredido extraordinariamente, especialmente nos campos científico-tecnológico, político e econômico. Brasil e China são os dois maiores países em desenvolvimento em suas respectivas regiões e têm desenvolvido relevante cooperação. O enfoque dos selos da emissão conjunta é cultural e são retratados elementos presentes nas manifestações populares dos dois países. Um selo focaliza o Sun Wukong (Rei Macaco), boneco símbolo da ópera de marionetes da China, e o outro selo retrata uma máscara de Clóvis ou bate -bola, típica do Carnaval brasileiro.


O tema Calendário Lunar Chinês é apreciado em todo o mundo, especialmente por colecionadores de selos. Tradicionalmente, na China, os anos são identificados por um nome composto por palavras de dois grupos distintos. A origem desse sistema de identificação de anos e meses é o milenar estudo I-Ching, que tem aproximadamente 3000 anos e surgiu da necessidade de a comunidade agrícola saber as condições ambientais. Basicamente, é um instrumento intuitivo, direcionável para saber sobre o futuro (momentos favoráveis ou não às pessoas, às atividades e ao trabalho), localizações e condições climáticas etc. Os anos apresentam características básicas, cíclicas, a cada 12 períodos. A essas características principais, foram atribuídas semelhanças com 12 animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. O calendário ocidental se baseia nos ciclos do sol e o chinês está fundamentado nos movimentos lunares. Além dos chineses, também os gregos e os indianos observaram as influências que afetam as pessoas nascidas em determinados anos e atribuíram essas características a animais diferentes, mas somente o sistema chinês se manteve até os nossos dias e é o mais difundido no mundo.


Já existe um movimento em âmbito internacional, que orienta este tema para a emissão regular de selos dos mais importantes correios do mundo, como, por exemplo, o Canadá, a Austrália, a África do Sul e o Japão. Por isso, o mercado filatélico internacional aguarda com expectativa o próximo lançamento brasileiro, após a boa repercussão alcançada em 2001 pelo selo do Ano da Serpente. A utilização da técnica hot stamping, que permitiu um belo efeito visual, transformou o selo da serpente dourada em um grande êxito filatélico no Brasil e no exterior.


Este Ano do Cavalo é o 4699 do Calendário Lunar Chinês e abrange o período que, em nosso sistema de contagem do tempo, vai de 12 de fevereiro de 2002 a 31 de janeiro de 2003. Para os chineses, as pessoas nascidas no ano do Cavalo têm como caraterísticas mais comuns a lealdade, a coragem, a inteligência e a agilidade. Aprendem os novos conhecimentos com rapidez, agem com responsabilidade, equilíbrio e concentração. Dificilmente cometem o mesmo erro duas vezes.


Os selos do Calendário Lunar Chinês e da emissão conjunta Brasil-China podem ser encontrados nas agências dos Correios e na loja virtual www.correios.com.br.