João Pessoa ganha Jardim Botânico

4 de março de 2004

     A Mata do Buraquinho, reconhecida como a maior área de floresta nativa urbana do país, situada dentro da cidade de João Pessoa (PB), será transformada em Jardim Botânico. São 515 hectares que constituem um verdadeiro banco genético de espécies da Mata Atlântica. Em julho do ano passado, o ministro do Meio      Ambiente, José Sarney… Ver artigo

     A Mata do Buraquinho, reconhecida como a maior área de floresta nativa urbana do país, situada dentro da cidade de João Pessoa (PB), será transformada em Jardim Botânico. São 515 hectares que constituem um verdadeiro banco genético de espécies da Mata Atlântica. Em julho do ano passado, o ministro do Meio      Ambiente, José Sarney Filho, esteve em João Pessoa, onde assinou convênio com o governo do estado para a criação de um grupo de trabalho que definiu a gestão compartilhada da Mata do Buraquinho.


A transformação em Jardim Botânico permitirá a preservação da área, além de transformá-la em fonte de estudo das espécies da flora e fauna nela existentes. Além disto, estará garantida a conservação do patrimônio genético de plantas, propagação das espécies, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o apoio ao ecoturismo.


De acordo com o decreto assinado pelo governador da Paraíba, José Maranhão, o projeto de implantação do Jardim Botânico de João Pessoa prevê ainda a criação do museu Estadual da Água, o Museu do Pau Brasil e o Orquidário Estadual da Paraíba. Com a transformação desta reserva florestal, a população terá um local de lazer e cultura e de exploração do ecoturismo.


Visando organizar a ocupação da área e evitar problemas de degradação dos recursos do Jardim Botânico, algumas trilhas serão fechadas. O Jardim Botânico de João Pessoa fará parte da estrutura organizacional da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).