Lixo: a responsabilidade é de todos

24 de março de 2004

  Há muito tempo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) vem agindo para mostrar que o melhor caminho para minimizar o problema do lixo no futuro é promover a auto-responsabilidade. O conceito é tão coerente que parece absurdo não ser estabelecido como regra absoluta. Por essa idéia, todas as… Ver artigo

 


Há muito tempo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) vem agindo para mostrar que o melhor caminho para minimizar o problema do lixo no futuro é promover a auto-responsabilidade. O conceito é tão coerente que parece absurdo não ser estabelecido como regra absoluta.


Por essa idéia, todas as empresas são obrigadas a assumir seus produtos até o final da existência dos mesmos. Muito próprio quando se imagina o destino de pilhas e baterias, agora já equacionado com a resolução do Conama. Mas, e produtos menos perigosos, igualmente ou mais volumosos como carros, eletrodomésticos, computadores e até mesmo embalagens de difícil reciclagem?


O mundo segue procurando enquadrar os fabricantes nesse processo. E o Brasil? Recentemente um fato isolado serviu para esquentar a discussão. Manifestantes jogaram sacos contendo lixo retirado da Represa Billings em frente ao prédio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).


O ato objetivou forçar a indústria a se responsabilizar por embalagens não retornáveis. Em resposta ao movimento, a federação informou que a coleta, o transporte e a disposição do lixo doméstico urbano são de competência do poder público.


“Certamente não é essa a resposta esperada para um problema tão complexo e que pertence a diferentes setores da sociedade”, acredita Tito Bianchini, presidente da ABRELPE. Com reações como essas os problemas não se resolvem, apenas se acumulam. De qualquer forma, espera-se que a repercussão tenha valido para inquietar outras vertentes.


Lixo é tema de concurso


A ABRELPE já está recebendo as inscrições para o 5º Prêmio ABRELPE de Reportagem cujo tema é O Lixo e a Vida. As matérias devem ser publicadas no período entre 1º de outubro de 1999 e 30 de setembro de 2000.


O objetivo do concurso é trazer à tona a discussão sobre as interferências do lixo na sociedade. Por isso o tema proposto pode levar a pautas sobre manifestações da população a respeito dos lixões, danos causados ao meio ambiente, reciclagem e compostagem, o lixo como meio de sobrevivência e bueiros entupidos causadores de enchentes.


Para a escolha dos vencedores, haverá uma banca julgadora composta por um grupo de jornalistas de renome. O primeiro colocado receberá um Gol 0 Km. Já o segundo terá direito a uma viagem com acompanhante para Barcelona e o terceiro para Bariloche.


A cada ano, o Prêmio ABRELPE de Reportagem sensibiliza mais a imprensa. O 1ª, em 1996, contou com 29 trabalhos. No ano passado foram apresentadas 84 publicações dentro do assunto Lixo – Da geração ao destino final: quem são os responsáveis?.


Mais informações: (11) 3021-2825 www.abrelpe.com.br.