WWF alerta: procuram-se mais dois planetas

3 de março de 2004

      Se cada ser humano consumir os recursos naturais e emitir dióxido de carbono nos mesmos níveis que um cidadão médio dos Estados Unidos, Alemanha ou França seriam necessários, pelo menos, mais dois planetas Terra. A conclusão é da organização ambientalista WWF ao lançar o seu Relatório Planeta Vivo 2000 – uma análise sobre a… Ver artigo

      Se cada ser humano consumir os recursos naturais e emitir dióxido de carbono nos mesmos níveis que um cidadão médio dos Estados Unidos, Alemanha ou França seriam necessários, pelo menos, mais dois planetas Terra. A conclusão é da organização ambientalista WWF ao lançar o seu Relatório Planeta Vivo 2000 – uma análise sobre a “saúde” do planeta divulgada anualmente. O Relatório Planeta Vivo 2000 revela que os ecossistemas de florestas, água doce e marinha sofreram redução de 1/3 desde 1970. A principal degradação ocorreu nos trópicos e regiões temperadas do Hemisfério Sul do planeta como resultado do consumo dos habitantes do Hemisfério Norte.


Para Jonathan Loh, editor do Relatório, “são os consumidoes das nações ricas das regiões temperadas do Hemisfério Norte os principais responsáveis pela atual perda da riqueza natural nos trópicos”.


O Relatório Planeta Vivo 2000 enfatiza que a área necessária para gerar os recursos naturais consumidos e absorver o dióxido de carbono emitido pela ação do homem dobrou desde 1961 e em 1996 era 30% maior do que a área disponível – levando a uma preocupante redução do “capital natural”.