B

7 de abril de 2004

Bacia hidrográfica – Espaço geográfico cujos aportes hídricos naturais são alimentados exclusivamente pelas precipitações e cujos excessos de água ou de materiais sólidos transportados pela água se dirigem para um único ponto denominado foz ou embocadura, ou ainda exutório. Biodegradável – Característica de uma substância cuja degradação e sua destruição definitiva ocorre em meio natural… Ver artigo

Bacia hidrográfica – Espaço geográfico cujos aportes hídricos naturais são alimentados exclusivamente pelas precipitações e cujos excessos de água ou de materiais sólidos transportados pela água se dirigem para um único ponto denominado foz ou embocadura, ou ainda exutório.


Biodegradável – Característica de uma substância cuja degradação e sua destruição definitiva ocorre em meio natural sob a ação de agentes biológicos tais como bactérias.


Bioma – É uma área geográfica extensa, correspondendo às principais formações vegetais naturais.


Bioma Amazônico – É um ecossistema em larga escala que cobre grande área de um continente, em que prevalece um tipo de vegetação e habita certo tipo de clima e solo. O Bioma Amazônico é justamente um grande ecossistema que apresenta aspecto semelhante em todo o seu território, como clima, latitude, relevo, regime de chuvas e tipo de solo. Exemplo de outros biomas brasileiros: o Cerrado, a Mata Atlântica, os Campos, a Caatinga.


Biomassa – É a quantidade de matéria orgânica viva de um ecossistema. Qualquer matéria de origem vegetal, usada como fonte de energia.


Biossegurança – Normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente.