H

7 de abril de 2004

Habitat – É o lugar ou região geográfica onde ocorre naturalmente uma determinada espécie de planta. Herbarizado – É um ramo florífero ou frutífero de uma determinada planta transformado em exsicata. Heterotrófico – Relativos a seres heterótrofos. De igual modo ao dos seres autótrofos, são um dos dois tipos de componentes bióticos do ecossistema Terra,… Ver artigo

Habitat – É o lugar ou região geográfica onde ocorre naturalmente uma determinada espécie de planta.


Herbarizado – É um ramo florífero ou frutífero de uma determinada planta transformado em exsicata.


Heterotrófico – Relativos a seres heterótrofos. De igual modo ao dos seres autótrofos, são um dos dois tipos de componentes bióticos do ecossistema Terra, com a diferença que se alimentam de outros seres, para tanto utilizando, reagrupando e decompondo os materiais complexos sintetizados pelos autótrofos. Em geral, são seres animais.


Hidrologia – Ciência que estuda as águas terrestres, sua origem, seus movimentos e sua repartição sobre o planeta, além de suas propriedades físicas e químicas, suas interações com o meio ambiente físico e biótico e suas influências sobre a atividade humana.


Hidrólogo – Profissional do campo da Hidrologia, ciência que que estuda as águas terrestres, suas origens, seus movimentos, e sua repartição no planeta, suas propriedades físicas e químicas, suas interações com o meio ambiente físico e biológico e suas influências sobre as atividades humanas (definição adotada pelo Conselho Federal de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos – 1962).


Holística – Relativo ao holismo, teoria segundo a qual o homem faz parte do universo, que é um todo indivisível.


Homeostasia – Mecanismo que responde pelo equilíbrio interno dos ecossistemas, corrigindo desvios, eliminando excessos, controlando forças antagônicas, introduzindo, por vezes, fatores novos, procurando sempre manter o conjunto em correto e normal funcionamento. Trata-se, pois, de um processo de auto-regulagem, fruto da sapiência da natureza.


Homo demens – Expressão latina para identificar o homem demente, louco, insensato.


Homo sapiens – Expressão de origem latina para identificar o homem sapiente, o homem sábio.