Literatura Ecológica

A profa Margarida e a coleção Ler é Saber

6 de abril de 2004

A professora Margarida nasceu em Esmeraldas, uma cidade do interior de Minas Gerais. É filha, neta, nora e esposa de fazendeiro. Desde criança manteve contato com áreas de campo e de cerrado, aprendendo assim, desde cedo, a respeitar a natureza, e tem um carinho especial e por animais e se empenha na prevenção de doenças… Ver artigo

A professora Margarida nasceu em Esmeraldas, uma cidade do interior de Minas Gerais. É filha, neta, nora e esposa de fazendeiro. Desde criança manteve contato com áreas de campo e de cerrado, aprendendo assim, desde cedo, a respeitar a natureza, e tem um carinho especial e por animais e se empenha na prevenção de doenças que podem, prejudicá-los e até mesmo os levarem ao óbito.
As conseqüências do uso intensivo e indiscriminado de agrotóxicos tem sido motivo de estudo e de pesquisas, na tentativa de minimizar os efeitos tóxicos nos seres vivos.
Sempre dividiu seu tempo entre a cidade grande e a fazenda. Foi sempre interessada nas questões ambientais e há preservação e conservação da água.
Em sua carreira profissional procurou sempre conduzir as pessoas a uma melhor qualidade de vida, para que possam viver com saúde, alegria e felicidade. Como educadora, a cada dia vê desabrochar a necessidade de falar, de contar e de escrever histórias que despertem as crianças para a importância do bem viver.

Depois que se tornou avó, a professora Margarida pode perceber como as crianças desafiam os mais velho a ser jovens, apesar do envelhecimento. "Elas nos levam a caminhos nunca antes percorridos… Numa destas caminhadas pensei em sair um pouco das palavras e registrar no papel o que despertava na imaginação. Assim, não inventei personagens, mas parti do cotidiano e recorri a memória para colocar nos livros episódios pitorescos da vida dos filhos, das netas e de alguns amigos", explica a professora Margarida Camargos.
Como as questões ambientais estão interligadas a muitas áreas e principalmente à Ciências e Geografia, a professora Margarida passou a dividir suas preocupações e interesses com a colega e amiga, co-autora dos livros, a professora Eliana Mariz Câmara Sant'Anna. "Nosso trabalho teve êxito e finalmente lançamos nossos livros, num clima de muita alegria, descontração e de encontros", conclui ela.
Mais informações:
Tel: (31) 219-4414 ou Fax: (31) 273-6608