Pelo Mundo

Mundo tem só de 10 a 20 anos para evitar catástrofe climática

24 de fevereiro de 2005

Dia 16 de fevereiro entrou em vigor o Protocolo de Kyoto. A Rede Ação Clima, formada por 340 ONGs, alertou a comunidade internacional, dia 10 passado, num evento em homenagem à entrada do Protocolo, que as lideranças mundiais têm apenas de 10 a 20 anos para evitar conseqüências catastróficas das mudanças climáticas para o planeta…. Ver artigo

Dia 16 de fevereiro entrou em vigor o Protocolo de Kyoto. A Rede Ação Clima, formada por 340 ONGs, alertou a comunidade internacional, dia 10 passado, num evento em homenagem à entrada do Protocolo, que as lideranças mundiais têm apenas de 10 a 20 anos para evitar conseqüências catastróficas das mudanças climáticas para o planeta. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que prevê a redução, por parte dos países industrializados, das emissões de gases que provocam o efeito estufa em 5,2% até 2012.
– Para limitar o aumento da temperatura mundial a dois graus Celsius até 2100 e contarmos com uma margem de segurança, precisamos estabilizar a concentração de CO2 em 400 partes por milhão (hoje a concentração é de 379 partes por milhão) – afirmou Laetitia Marez, porta-voz da Rede Ação Clima. E acrescentou sua trágica professia: – Para isso, dispomos de 10 a 20 anos para atuar e mudar.