Dia Mundial da Água - Ação 2005/2015

Técnicos da SRH-BA visitam a Bacia do Piracicaba

23 de março de 2005

    Bem no “bico de terra” dos rios Atibaia e Piracicaba, Carlos Telles, assessor da Superintendência de RH da Bahia; Raymundo Garrido, da UFBA; Fernando Mangabeira, atual presidente do Consórcio PCJ, anfitrião; e Manfredo Cardoso, Diretor Geral da Superintendência de RH da Bahia. As bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí são administradas em… Ver artigo

 


 



Bem no “bico de terra” dos rios Atibaia e Piracicaba, Carlos Telles, assessor da Superintendência de RH da Bahia; Raymundo Garrido, da UFBA; Fernando Mangabeira, atual presidente do Consórcio PCJ, anfitrião; e Manfredo Cardoso, Diretor Geral da Superintendência de RH da Bahia.


As bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí são administradas em conjunto, daí porque o Comitê da Bacia tem o nome de PCJ. É que as dimensões territoriais das três bacias vizinhas são convidativas a isso. Ali estão quase quatro milhões de habitantes produzindo cerca de 5% do PIB nacional em apenas 14.000 km2.
Além do comitê, está instalada na região uma instituição que vem dando outros exemplos, que têm sido extremamente úteis como lições aprendidas para praticamente todas as regiões do Brasil: a boa prática no gerenciamento dos recursos hídricos. Trata-se do Consórcio Intermunicipal do PCJ, que já fez muita coisa boa naquelas bacias.
Com efeito, o Consórcio construiu estações de tratamento de esgotos, já formou milhares de pesooas em jornadas e cursos de educação continuada no campo da gestão de bacias, disseminou a filosofia da cobrança pelo uso da água e, o que é importante, conta com os prefeitos mais bem informados sobre os problemas dos recursos hídricos em todo o Brasil. Mais até do que os do Ceará, onde a água é o primeiro item de qualquer agenda de trabalho.
O trabalho do Consórcio PCJ é reconhecido também internacionalmente. Ganhou prêmios do mais elevado destaque como o Suiss-Re, além de ter sido considerado por algumas entidades de bacia européias como parceiro preferencial para intercâmbio de experiência.
A agência de bacia do Loire-Bretagne, francesa, e a Confederação do rio Jucar, da região de Valência, na Espanha, mantêm trabalho de cooperação permanente com o Consórcio PCJ. Esses requisitos chamaram a atenção da Superintendência de Recursos Hídricos – SRH da Bahia, que está discutindo o estabelecimento de relações de troca de experiências com o Consórcio.
No início deste mês, o Diretor Geral da autarquia baiana, Geólogo Manfredo Pires Cardoso visitou a região, juntamente com seu assessor, Carlos Teles. Foram acompanhados do professor Raymundo Garrido, da Universidade Federal da Bahia e conhecedor dos avanços da gestão no PCJ, em razão de ter visitado várias vezes a região quando dirigiu a Secretaria de Recursos Hídricos do MMA.