As águas vão rolar...

As barraginhas chegam ao Piauí

13 de fevereiro de 2006

Na foto, a implantação da terceira barraginha, na escola Técnica Agrícola de Teresina, onde houve uma solenidade com as presenças do governador Welington Dias, de secretários de Estado e parlamentares federais e estaduais. Depois de um culto ecumênico, o governador do Piauí – que quando era deputado federal foi presidente da Comissão de Convivência com… Ver artigo

Na foto, a implantação da terceira barraginha, na escola Técnica Agrícola de Teresina, onde houve uma solenidade com as presenças do governador Welington Dias, de secretários de Estado e parlamentares federais e estaduais. Depois de um culto ecumênico, o governador do Piauí – que quando era deputado federal foi presidente da Comissão de Convivência com o Semi-Árido – deixou uma mensagem de otimismo: “Confio nas barraginhas para libertar nosso povo da seca. Como? Fortalecendo sua convivência com o semi-árido”.


Luciano Cordoval acha que até o final deste ano estarão implantadas todas as barraginhas. “O sucesso da experiência no Piauí dará força para que as barraginhas sejam adotadas em outros estados nordestinos. Espero que ocorra, no Piauí, o mesmo efeito que o projeto provocou em Minas Gerais”, reafirmou Cordoval. Em Minas, segundo a Embrapa, houve o enriquecimento do lençol freático, proporcionando condições de agricultura, aguadas, cacimbas com água de boa qualidade para consumo humano e animal. “É a forma de libertar o nordestino do sertão da dependência dos caminhões pipas. Cada barraginha transfere para o solo o equivalente a 150 caminhões pipa”, garante Cordoval.