Falando muito sério…

13 de fevereiro de 2006

Encíclica do Papa Bento XVI “A ordem justa da sociedade e do Estado é uma tarefa da política. Um Estado que não é regido pela justiça se reduz a um grande bando de ladrões”. Do Papa Bento XVI, na sua primeira encíclica “Deus caritas est”, divulgada dia 26/janeiro. Joseph Ratzinger afirma que a caridade não… Ver artigo

Encíclica do Papa Bento XVI


“A ordem justa da sociedade e do Estado é uma tarefa da política. Um Estado que não é regido pela justiça se reduz a um grande bando de ladrões”.


Do Papa Bento XVI, na sua primeira encíclica “Deus caritas est”, divulgada dia 26/janeiro. Joseph Ratzinger afirma que a caridade não é uma assistência social que pode ser passada a outros, mas que na verdade pertence à sua natureza e que a Santa Sé deve lutar para que ninguém sofra pela falta do que é mais necessário.


 


Até deputado federal é multado


 “”O relatório final da operação contra o desmatamento no sul do Pará revelou que as multas aplicadas, no período de julho a setembro de 2005, atingiram 144 milhões de reais. Foram lavrados mais de 110 Autos de Infração e embargados cerca de 100 mil hectares de áreas com ilícitos ambientais. O deputado federal pastor Amarildo Martins (PSC-TO) foi multado em mais de meio milhão de reais por desmatar 350 hectares de floresta nativa na Amazônia Legal”.


Marcílio Monteiro, gerente
executivo do Ibama no Pará


Reforma Agrária
X
Meio Ambiente


“Repete-se nos assentamentos do Incra a mesma história. As árvores valiosas viram madeira, a fauna vai para a panela e se inicia um ciclo que transforma florestas em pastagens e acaba com os assentados vendendo seus lotes. Isso quando o lote não vira chácara de fim-de-semana porque o ex sem-terra na realidade é um ser urbano que aproveitou a chance para ganhar uma chácara de lazer. Se isso é solução da “questão agrária” e da “pobreza no campo”, eu sou a Madre Teresa”.


Do biólogo, Fábio Olmos, doutor
em zoologia, ornitólogo, escritor e
 consultor ambiental.


 


Lição de vida


“Quanto mais estudo, mais dimensiono
minha ignorância”.


Lúcia Willadino Braga, diretora executiva da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, a mais importante rede hospitalar da América Latina que trata do aparelho locomotor, na revista ISTOÉ (jan/2006). Lúcia Braga é vice-presidente da World Federation for Neurorehabilitation e  Doutora Honoris Causa da Universidade de Reims Champagne Ardenne, com trabalhos publicados nas mais respeitadas revistas especializadas do mundo. Considerada a mais importante neurocientista brasileira, ela promove uma revolução mundial com suas técnicas de reparação de lesão cerebral.


 


Visão eco-sistêmica


“Temos que ter uma visão sistêmica. O Universo é um conjunto de redes que se comunicam e são interdependentes. Nada existe de forma isolada. Quando a Anatel divulgou que o Brasil chegou aos 80 milhões de celulares, temos que pensar: cada um desses celulares tem bateria. Cada bateria tem metais tóxicos como chumbo, cádmio, eventualmente mercúrio. Alguns desses metais são pesados. Quando você descarta inadequadamente esse telefone celular velho num corpo hídrico qualquer ou enterra, ou queima, a parte de metal pesado vai entrar em contato com o meio ambiente e existe o risco de contaminação…”


André Trigueiro, 39, jornalista e autor do livro Mundo Sustentável: Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em  transformação.


 


Saúde & Ecologia


“Comecei minha carreira como médico sanitarista e chefe de posto médico na região do Cerrado. O Cerrado, que coloca o ser humano de frente com o meio ambiente e sua sobrevivência, fortaleceu em mim a dimensão socioambiental”.


O Ministro Saraiva Felipe, da Saúde, em entrevista à jornalista
Maya Santana, do JBecológico