Água: ações locais para um desafio global

Dia Mundial da Água

20 de março de 2006

O Plano, que definiu 12 regiões hidrográficas para o território brasileiro, traz metas de curto, médio e longo prazos. E propõe a implementação de programas nacionais e regionais, bem como a harmonização e a adequação de políticas públicas, visando estabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda de água. Segundo o Secretário de Recursos… Ver artigo

O Plano, que definiu 12 regiões hidrográficas para o território brasileiro, traz metas de curto, médio e longo prazos. E propõe a implementação de programas nacionais e regionais, bem como a harmonização e a adequação de políticas públicas, visando estabelecer o equilíbrio entre a oferta e a demanda de água. Segundo o Secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, o objetivo do documento é assegurar as disponibilidades hídricas em quantidade e qualidade para o seu uso racional e sustentável. O Plano leva em conta os aspectos sociais, culturais, éticos, técnicos, econômicos, tudo objetivando incorporar a metodologia e perspectiva pela boa gestão dos recursos hídricos.


A Data
Há 13 anos, as Nações Unidas criaram uma data especial para que o mundo inteiro refletisse sobre a importância da água. Essa é uma ocasião especial para se revisitar a agenda da cidadania pela água. Desde 1993, o Brasil tem cumprido regularmente essa determinação e faz da penúltima semana de março um tempo de trabalho, de estudos e de movimentos que buscam conscientizar crianças e adultos pelo bom uso e menor desperdício de água.
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado pela ONU por meio da Resolução A/RES/47/ 193, de 22/02/1993. A data busca refletir as crescentes preocupações com a preservação do meio ambiente. Tem a finalidade específica de sensibilizar as populações para a importância do uso racional da água, recurso natural que vem, emitindo sinais de escassez e de verdadeira fadiga com os maus tratos que recebe do ser humano. O  Brasil ostenta a condição de maior potência do mundo em termos de disponibilidade de água doce. Esse título também traz aos brasileiros maior responsabilidade na gestão e proteção dos mananciais, rios, lagos e de sua imensa orla marítima.