Produtos Orgânicos

Os orgânicos chegaram para ficar

14 de junho de 2006

Marina Silva e o ministro Patrus Ananias prestigiaram a abertura da Semana dos Orgânicos       Produtos orgânicos deixaram de ser um simples modismo e estão entrando cada vez mais na dieta alimentar dos brasileiros       O Brasil é o segundo maior produtor do mundo e o quinto em área plantada de… Ver artigo

Marina Silva e o ministro Patrus Ananias prestigiaram a abertura da Semana dos Orgânicos


 


 


 


Produtos orgânicos deixaram de ser um
simples modismo e estão entrando cada vez mais
na dieta alimentar dos brasileiros


 


 


 


O Brasil é o segundo maior produtor do mundo e o quinto em área plantada de produtos orgânicos. O setor já exporta cerca de 400 milhões de dólares/ano, e devido às regras das certificadoras, é responsável por grande crescimento de geração de empregos com carteira assinada.
O mercado de consumo cresce acima de 40% ao ano, segundo dados da Associação de Supermercados. ?Acho que temos muito o que comemorar com a agricultura orgânica – explica Joe Valle, presidente do Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal  e Coordenador do Movimento Mundo Orgânico. Segundo Joe Valle, que também é produtor, esse é o tipo do negócio ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo?. E acrescenta Joe Valle: ?Nossa luta é por um consumidor consciente de alimentos saudáveis e informações confiáveis?.


Orgânicos em Brasília
Brasília é símbolo de modernidade na arquitetura e urbanismo. Os brasilienses também se orgulham do respeito à faixa de pedestre, uma lição de cidadania para todo o país. A Capital da República foi além ao inovar em outra direção: Brasília é a primeira cidade brasileira a instalar no Ceasa um mercado de produtos voltados para a alimentação orgânica. É o Supermercado Cooperativo Orgânico.
Vale registrar outros dois fatos inéditos: o DF conta com o primeiro Sindicato dos Produtores de Orgânicos do Brasil – o Sindiorgânicos/DF, que já tem centenas de produtores rurais filiados – e também produz o primeiro programa brasileiro via Internet, ?O Mundo Orgânico?, totalmente dedicado a esse tipo de agricultura orgânica. (Conferir: www.painelbrasil.tv )
Há 20 Brasília faz uma agricultura orgânica. Mas só nos últimos seis anos, com a implementação de programas específicos e com o surgimento de parcerias e de entidades que organizaram o setor, é que esse segmento se desenvolveu.
Hoje o DF produz cerca de 50 toneladas de produtos certificados com um crescimento acima de 40%/ano. ?Esses empresários já vivem disso? – explica Joe Valle e acrescenta. ?O último censo organizado pelo Sebrae e pela Federação da Agricultura e Pecuária do DF identificou que mais de dois mil produtores pretendem entrar na agricultura orgânica?.
Diferencial
Uma pesquisa importante foi feita pela Emater-DF, em parceria com a PUC-Brasília, e identificou que as pessoas que consomem alimentos orgânicos têm boa escolaridade, praticam esportes, têm mais de 40 anos e estão dispostas a pagar até um pouco mais pelo produto. A pesquisa mostra uma realidade no comportamente brasiliense que se repete em outras capitais do País: o grau de conscientização desses consumidores. Todos tem consciência que o alimento orgânico é livre de agrotóxico.
Outros pontos importantes revelados pela pesquisa: entre os principais consumidores, estão as mães, preocupadas com a melhor qualidade da alimentação dos filhos; também os atletas que buscam a manutenção do vigor físico; e os idosos, pela busca de uma melhor qualidade de vida.