Seminário na fronteira discute bioma Pampa

18 de julho de 2006

 A instalação de grandes empresas de reflorestamento, com incentivos fiscais, provocou o debate mais duro. A intervenção diplomática do secretário Executivo do MMA, Cláudio Langone, acalmou os ânimos, diante de uma denúncia de trabalho escravo no setor de reflorestamento. Lagone foi categórico: qualquer denúncia deve ser encaminhada imediatamente ao MMA que vamos tomar providências imediatas… Ver artigo

 A instalação de grandes empresas de reflorestamento, com incentivos fiscais, provocou o debate mais duro. A intervenção diplomática do secretário Executivo do MMA, Cláudio Langone, acalmou os ânimos, diante de uma denúncia de trabalho escravo no setor de reflorestamento. Lagone foi categórico: qualquer denúncia deve ser encaminhada imediatamente ao MMA que vamos tomar providências imediatas e fortes.
Diversificar as culturas é uma aposta dos ambientalistas que temem o avanço da monocultura do reflorestamento, da soja e até do trigo. “Há um rastro de degradação ambiental, como a arenização da região de Alegrete, Massambará, Santiago, o alastramento do capim Anoni, em detrimento das pastagens nativas” salientou Maria do Socorro. Nos três dias da Conferencia sobre o Bioma Pampa não foi esquecida a figura do homem, como bem lembraram os que assistiram ao lançamento do livro Sinfonia Inacabada de José Lutzemberguer, pela escritora Lílian Dreyer. Ele mesmo dizia que temia não só pelas espécies em extinção, mas pelo próprio homem, pois a própria sobrevivência da espécie humana tem que ser levada em conta, diante de tantas agressões sofridas pela natureza. A diretora da Fundação de Zoobotânica/RS, Luiza Chamenko, destacou que o GT criado em Sant?Ana do Livramento tem grande importância como elemento que poderá subsidiar a política do estado e municípios. As áreas prioritárias serão redefinidas a partir da soma de uma série de fatores como a concentração de espécies raras numa região, extintas ou em vias de extinção, ou por sua importância econômica ou científica. Estes locais ,que já estão mapeados pelo IBGE em todo o Brasil, poderão ser redefinidos.