Falando muito sério…

27 de novembro de 2006

Bolsa Família X Cidadania “A bolsa família é diferente das conquista da Cidadania, como o saneamento, por exemplo. O benefício do Bolsa Família tem três ingredientes infalíveis na manutenção da escravidão eleitoral: 1. É imediato. O sujeito não tem que esperar nada. Terminado o mês, recebe em espécie; 2. É pessoal. Não é o coletivo… Ver artigo

Bolsa Família X Cidadania


“A bolsa família é diferente das conquista da Cidadania, como o
saneamento, por exemplo. O benefício do Bolsa Família tem três
ingredientes infalíveis na manutenção da escravidão eleitoral:
1. É imediato. O sujeito não tem que esperar nada. Terminado o mês,
recebe em espécie; 2. É pessoal. Não é o coletivo quem ganha, mas a
pessoa, que jamais esquece quem paga; 3. Bate o ponto todos os meses”.


Do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ex-ministro da Educação.


Mão grande!


 “A Inglaterra estuda um plano para transformar a floresta amazônica em uma enorme área privada, em nome da preservação ambiental. A idéia é que a área seja administrada por um consórcio internacional, que venderia os bens florestais – árvores e todos os produtos originários da vasta biodiversidade local – para o resto do mundo”.


Do jornal britânico Daily Telegraph, dia 03 de outubro.


Sem volta


 “O aquecimento global já passou do ponto sem volta. A única opção é substituir as fontes de energia mais comuns por usinas nucleares, mais limpas do que hidrelétricas ou termoelétricas. Para produzir a cana-de-açúcar para o biocombustível, é preciso ocupar o espaço dedicado à produção de alimentos ou derrubar florestas, que ajudam a regular o clima. Isso é contraprodutivo. Se tivéssemos aplicado o conceito de desenvolvimento sustentável há 200 anos, quando havia apenas 1 bilhão de pessoas no mundo, talvez não estivéssemos na situação em que estamos hoje. Agora é tarde demais. A humanidade tem de regredir”.


De James Lovelock, autor do livro A Vingança de Gaia,
publicado neste ano na Inglaterra.


As distâncias e a impotência


“Minha vida não vale nada. O que têm valor são as causas que dão sentido à vida.  Do Xingu, até a ilha do Bananal, da fronteira do Pará até Ribeirão Cascalheira, era tudo terra de ninguém. Esta foi a área que recebemos para a Prelazia. Não havia nada onde hoje existem 15 municípios. (…) O primeiro baque, quando cheguei, foi sentir as distâncias. Distância geográfica, distância cultural, distância do mundo civilizado. O segundo baque foi sentir minha impotência”.
Do catalão Pere Maria Casaldáliga i Pla – mais conhecido como Dom Pedro Casaldáliga – Bispo Emérito de São Félix do Araguaia-MT, três vezes indicado para o Prêmio Nobel da Paz. 


Guru verde  


“Ao devastarmos as florestas tropicais, não apenas afetamos o clima e a biodiversidade, mas também perdemos as riquezas naturais contidas nessas matas. Acredito que, do ponto de vista brasileiro, faz sentido preservar a floresta para o bem – inclusive econômico. As espécies vegetais valem milhares de centenas de vezes mais do que a agricultura de subsistência ou a lavoura de soja que estão substituindo a floresta”.


“É preciso reduzir impostos sobre o emprego e elevar os impostos para quem polui”.


“Creio profundamente que a crise climática deve ser definida como uma questão moral e não política”.


 AL GORE, ex-vice-presidente dos EUA, durante o lançamento do documentário
“An Inconvenient Truth” (Uma verdade inconveniente) sobre o aquecimento na Terra.