Gargalo da fiscalização ambiental

20 de dezembro de 2006

No planalto serrano catarinense a polícia ambiental conta com um pelotão composto de 25 homens e três viaturas para proceder a fiscalização de 25 municípios. Por esse motivo o órgão atua basicamente movido por denúncias. Se considerarmos as dificuldades de comunicação de uma região agropastoril como o planalto serrano, onde ainda imperam as relações de… Ver artigo

No planalto serrano catarinense a polícia ambiental conta com um pelotão composto de 25 homens e três viaturas para proceder a fiscalização de 25 municípios. Por esse motivo o órgão atua basicamente movido por denúncias.
Se considerarmos as dificuldades de comunicação de uma região agropastoril como o planalto serrano, onde ainda imperam as relações de patronagem dos latifundiários ou a subsistência dos pequenos sitiantes, é presumível que os níveis de denúncia sejam mínimos.
Para proteger os remanescentes florestais e banhados é necessário fortalecer os órgãos de fiscalização, tornando-os mais presentes, repressivos e atuantes nessas áreas de interesse público.