Próxima vítima:

20 de dezembro de 2006

O plantio de árvores exóticas, como o pinus e eucalipto, foi a saída encontrada pelo governo gaúcho para alavancar a economia da metade sul do estado, onde se estende a Campanha Gaúcha ou simplesmente Pampa. Sobre os riscos dessa atividade, o biólogo Glayson Bencke denunciou, em 2005, que o impacto da implantação dessas monoculturas de… Ver artigo

O plantio de árvores exóticas, como o pinus e eucalipto, foi a saída encontrada pelo governo gaúcho para alavancar a economia da metade sul do estado, onde se estende a Campanha Gaúcha ou simplesmente Pampa. Sobre os riscos dessa atividade, o biólogo Glayson Bencke denunciou, em 2005, que o impacto da implantação dessas monoculturas de forma desordenada na região de campos nativos do RS seria altamente prejudicial às espécies de fauna e flora típicas desse bioma, comprometendo a preservação de muitas delas, especialmente as endêmicas e ameaçadas de extinção.
Cabe ao poder público e à sociedade avaliar os reais danos ao ambiente natural e adotar medidas preventivas ante aos irreversíveis danos que podem ser causados por ações mal planejadas no presente.