Carbono: as emissões
21 de março de 2007Segundo os coordenadores da Global, que recentemente se reuniram na Austrália, no ano 2000 cerca de 6,8 bilhões de toneladas de carbono foram lançadas na atmosfera, contra 7,9 bilhões de toneladas no ano passado. Medidas de níveis de dióxido de carbono e estudos sobre o uso de combustíveis fósseis foram considerados para o cálculo.Os pesquisadores… Ver artigo
Segundo os coordenadores da Global, que recentemente se reuniram na Austrália, no ano 2000 cerca de 6,8 bilhões de toneladas de carbono foram lançadas na atmosfera, contra 7,9 bilhões de toneladas no ano passado. Medidas de níveis de dióxido de carbono e estudos sobre o uso de combustíveis fósseis foram considerados para o cálculo.
Os pesquisadores acreditam que há pelo menos três explicações para o aumento das emissões de carbono: a primeira é a utilização mais intensa dos combustíveis fósseis, que é basicamente a quantidade de carbono que se necessita queimar para produzir determinado vo-lume de riqueza.
A segunda tendência é a de que, em conseqüência do aumento no preço do petróleo, este combustível seja substituído pelo carvão, que é mais poluente em termos de carbono. Há indicações de que aumentou o consumo de carvão em partes da Ásia e da África.
A terceira explicação para o aumento das emissões de carbono na atmosfera: indícios de que a elevação da temperatura global tenha tornado menos eficientes os reservatórios na-turais – ou ecossistemas – que absorvem naturalmente o CO2. (ML)