Falando muito sério…

21 de março de 2007

“O aquecimento acelerou nos últimos anos: 0,74 grau Celsius suplementar no último século (1906-2005), frente ao 0,6 grau do período 1901-2000. No fim do século 21, as temperaturas aumentarão entre 1,8 e 4 graus com relação a 1980-1999”. Uma das conclusões do relatório de cientistas do IPCC “A culpa é do homem!” Conclusão final do… Ver artigo

“O aquecimento acelerou nos últimos anos: 0,74 grau Celsius suplementar no último século (1906-2005), frente ao 0,6 grau do período 1901-2000. No fim do século 21, as temperaturas aumentarão entre 1,8 e 4 graus com relação a 1980-1999”.


Uma das conclusões do relatório de cientistas do IPCC


“A culpa é do homem!”


Conclusão final do relatório feito pelos cientistas mostrando que ao aumento da temperatura média do planeta é conseqüência do aumento da emissão de gases de efeito estufa.


“Estamos no limite do irreversível. Virá em breve o dia em que a mudança climática escapará a todo o controle.”


Jacques Chirac, presidente da França.


 


Pac… Pacote 


“Quando o governo apresenta seu projeto para o futuro, há uma falha imensa. Não entra na análise a variável ambiental. O problema não é a medida em si que define as funções de cada
instância federativa no licenciamento ambiental, a qual pode organizar melhor o trabalho. O grave é que o meio ambiente aparece apenas como
obstáculo, como se fosse sinônimo de burocracia. Um governo no qual, em quatro anos, foram
desmatados 85 mil km2 de Floresta Amazônica acha que pode apresentar um slide com linhas cruzando a floresta, indicando estradas e hidrelétricas, sem outro slide, em seguida,
avisando sobre os cuidados tomados para evitar a aceleração da destruição”.


Da jornalista Míriam Leitão, na sua coluna de O Globo


Aquecimento global


“As evidências apresentadas no relatório dos cientistas sobre aquecimento global falam por si. Temos poucas opções para diminuir o impacto do aquecimento e uma delas é reduzir as emissões de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis. O programa de biodiesel do Brasil é um exemplo a ser seguido”.


Jonathan Ovepeck, diretor do Instituto para o Estudo do Planeta Terra (Arizona-EUA) e co-autor do relatório do IPCC – Intergovernmental Panel On Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).


Corococó em alemão



“Se houver garantias, os investimentos virão. Veja o caso do complexo hidrelétrico Belo Monte, no Rio Xingu. Por mais nobre que seja a questão indígena, é absurdo exigir dos investidores que reduzam pela metade a potência de energia prevista num projeto gigantesco porque 12 índios cocorocós moram ali e um jesuíta quer publicar a gramática cocorocó em alemão”.


Ex-ministro Delfim Netto nas páginas amarelas da VEJA


Guerras e o aquecimento


“Na história da humanidade nunca se chegou nem perto de um problema desta envergadura. A primeira e a segunda guerras mundiais são fichinha em comparação com o impacto do aquecimento do planeta”.


Do físico Paulo Artaxo, da USP, especialista em química atmosférica, e um dos autores de um dos capítulos do novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).