Notícias pelas aldeias

Audiência e os direitos indígenas

26 de abril de 2007

    As comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Educação e Assuntos Sociais do Senado Federal juntamente com as comissões de Direitos Humanos e Minorias e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, promoveram em 19 de abril audiência pública para discutir os atuais problemas dos povos indígenas.O presidente da… Ver artigo

 


 


As comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Educação e Assuntos Sociais do Senado Federal juntamente com as comissões de Direitos Humanos e Minorias e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, promoveram em 19 de abril audiência pública para discutir os atuais problemas dos povos indígenas.
O presidente da CDH e autor do requerimento que propôs a audiência pública, senador Paulo Paim (PT/RS), disse que o evento deu novo rumo para o debate. “O Brasil passa por um momento crucial de reconhecimento da cidadania de suas minorias.
Está na hora de os poderes constituídos da República, discutirem e implantarem um pacto político e social pelos povos indígenas”, disse Paim.


Índios e a hepatite B


A Funasa encontrou vírus da hepatite B nos índios no Vale do Javari, na região do Alto Solimões.
Os técnicos do órgão encontraram o vírus em 56% dos 309 índios examinados, percentual muito acima do máximo aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 2%.
Nos últimos anos, 22 pessoas morreram na região com suspeita de ter contraído a doença.
A presença do vírus não obrigatoriamente significa que a doença será desenvolvida. Mas o índice de contaminação levou a Funasa a lançar um programa de assistência aos índios.
Todos os que tiveram resultado positivo para hepatite B farão novos exames.
Se a doença for constatada, eles serão transferidos para Tabatinga e tratados no Hospital do Exército.


Índios e os livros


Livros buscam fortalecer educação indígena em universidades.
O tema é bem atual: História, Identidade, Direitos, Política e Cultura. A série de quatro livros foi publicada pelo Museu Nacional em parceria com o MEC.
O objetivo é, de forma inovadora, ajudar na formação de professores e estudantes indígenas de cursos de nível superior.
Alguns dos autores dos livros estão entre os primeiros representantes de povos indígenas a obter diplomas universitários no Brasil.


Márcio Meira assume Funai


Márcio Augusto Meira acaba de assumir a presidência da Funai prometendo que os índios vão participar de decisões da autarquia.
Márcio Meira afirmou que “não dá mais para a Funai e o go-verno federal desenvolverem uma política voltada para esses povos sem a participação deles”.
Antropólogo, Meira aposta nos trabalhos de campo realizados nestas duas últimas décadas para conquistar a confiança dos índios e para fazer a mediação com as diferentes etnias.
O novo presidente da Funai conhece bem todo a problemática que envolve a questão indígena, pois já participou de laudos antropológicos no Baixo rio Negro e pesquisou o povo Warekena, no rio Xié, afluente do rio Negro.
Segundo Meira, são 700 mil índios, de 122 povos, falando 180 línguas.