Dia da sustentabilidade

Dia Mundial do Meio Mundial do Meio Ambiente em 2008

24 de outubro de 2007

Tema: incentivo às economias de baixa emissão de carbono               Local: Nova Zelândia     O desafio está proposto  para países, corporações, indústrias e consumidores: chegou a hora de largar o hábito da produção e consumo a qualquer preço. A hora agora é de “descarbonizar” a economia e estilo de vida. Segundo Cristina Montenegro, coordenadora… Ver artigo

Tema: incentivo às economias de baixa emissão de carbono            


  Local: Nova Zelândia


 


 


O desafio está proposto  para países, corporações, indústrias e consumidores: chegou a hora de largar o hábito da produção e consumo a qualquer preço. A hora agora é de “descarbonizar” a economia e estilo de vida.
Segundo Cristina Montenegro, coordenadora do Pnuma no Brasil, todas as medidas para “descarbonizar” incluem maior aproveitamento energético em construções e utensílios, como as lâmpadas, e a escolha por formas mais limpas e renováveis de geração de energia e sistemas de transporte.
No Dia Mundial do Meio Ambiente/2008, será também salientada a importância das florestas na redução da emissão de gases do efeito estufa. Estima-se que 20% das emissões que contribuem globalmente para as mudanças climáticas são resultado do desmatamento.
A Nova Zelândia, país onde a silvicultura é um setor importante e a conservação das florestas tem alta prioridade, planeja aproveitar a data para destacar o papel das tecnologias e da administração ambiental na realização das metas climáticas nos níveis doméstico e internacional.
“Como parte da iniciativa da Nova Zelândia para a sustentabilidade ambiental, nós nos comprometemos a reduzir nossas emissões. Mas para superar o desafio da mudança climática, largar hábitos que aumentam emissões de carbono deve ser um real objetivo global. Na próxima edição desse evento, pretendo aprender com a experiência das outras nações em lidar com este desafio”, disse o Ministro de Mudança Climática, David  Parker.
Para Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, “a Nova Zelândia faz parte de um grupo pioneiro de países comprometidos com uma rápida transição para uma economia de baixa emissão de carbono. Estamos felizes por sediar as principais celebrações do Dia Munidal do Meio Ambiente 2008 em Wellington e em outras comunidades dessa nação”. Achim Steiner, que é brasileiro, afirmou que países desenvolvidos e em desenvolvimento se beneficiarão das tecnologias e estratégias eficientes em baixa emissão de carbono.
 
O DIA

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Meio Ambiente Humano. Outra resolução, adotada pela Assembléia Geral no mesmo dia, levou à criação do Pnuma.
Este evento é comemorado a cada ano, no dia 5 de junho. É um evento importante para a ONU, pois é a forma de estimular a consciência mundial sobre o meio ambiente e direcionar a atenção e ação política.
Segundo a ambientalista Cristina Montenegro, o objetivo do dia é dar uma feição humana aos assuntos ambientais; dar poder às pessoas para que se tornem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e eqüitativo. É uma forma também de promover o entendimento de que as comunidades são de importância crucial para modificar atitudes para com o meio ambiente.
O  Dia Mundial do Meio Ambiente também é um evento popular com atividades variadas, como passeatas, desfile de bicicletas, shows ecológicos, concursos de redação e pôster nas escolas, plantio de árvores, além de campanhas de reciclagem e limpeza do ambiente.