Lixo tóxico

Descarte de baterias usadas

18 de setembro de 2008

Recolhimento de pilhas e baterias usadas: comércio vai ser responsável pela coleta           A redução nos índices de produtos tóxicos, com relação às normas atualmente em vigor, não deve ter grande impacto na indústria uma vez que a maioria dos fabricantes já produz dentro desses limites. Os limites admissíveis caíram em… Ver artigo

Recolhimento de
pilhas e baterias usadas: comércio
vai ser responsável
pela coleta


 


 


 


 


 


A redução nos índices de produtos tóxicos, com relação às normas atualmente em vigor, não deve ter grande impacto na indústria uma vez que a maioria dos fabricantes já produz dentro desses limites. Os limites admissíveis caíram em 55% para o mercúrio, 87% para o cádmio e 50% para o chumbo. Para Nilo Diniz, Diretor do Conama, o grande desafio será promover o descarte adequado de pilhas e baterias e, especialmente, convencer e acostumar os consumidores. Por isso, os conselheiros do Conama incluíram no texto da resolução um capítulo exclusivamente dedicado à informação e à educação, que será de responsabilidade partilhada entre o poder público e o setor privado. Explica Nilo Diniz que o consumidor é o propulsor desse sistema. “Ele precisa estar informado do prejuízo que uma pilha ou uma bateria pode fazer ao meio ambiente se forem descartadas de maneira inadequada. E depois de estar informado e sensibilizado, ele tem que criar o hábito de levar a pilha velha para deixar na caixa de coleta quando for comprar uma nova”, alerta.
O diretor do Conama acredita que, se o país se empenhar na educação do consumidor, chegará a resultados melhores e mais rápidos do que, por exemplo, a Comunidade Européia, que fixou a meta de chegar a 2012 recolhendo 12% das pilhas e baterias consumidas na região.