Pelo Brasil

Conama antecipa para 2012 uso do diesel S-10

22 de novembro de 2008

O Conama aprovou resolução que antecipa para 2012 a fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores (Proconve), que estabelece a adoção do diesel S-10 no abastecimento de veículos pesados (ônibus e caminhões) no Brasil. A expectativa é que com a implementação dessa nova fase do Proconve haja redução significativa… Ver artigo

O Conama aprovou resolução que antecipa para 2012 a fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores (Proconve), que estabelece a adoção do diesel S-10 no abastecimento de veículos pesados (ônibus e caminhões) no Brasil. A expectativa é que com a implementação dessa nova fase do Proconve haja redução significativa das emissões.


A norma complementa a Resolução nº 315/02, reduzindo em quatro anos o prazo para que o diesel S-10 (10 partes de enxofre por milhão) esteja disponível para abastecimento de veículos pesados.
Para o ministro Carlos Minc, a partir de 2012 o Brasil terá o mesmo teor de enxofre no diesel de países desenvolvidos. “Vamos ter o mesmo padrão de países da Europa. Isso significa um ar mais limpo e menos doenças”, disse Minc.  Para o ministro, essas ações fazem com que o Brasil tenha uma função de protagonista da questão ambiental no mundo. “O Brasil tem tudo para ser protagonista, sair de uma posição de defesa e pular para uma posição de vanguarda em defesa da biodiversidade”, defendeu.
Depois de aprovada a fase P7 do Proconve, o MMA vai propor à Comissão Técnica do Conama a elaboração de uma resolução para veículos leves, além da criação de um plano de abastecimento.