Coluna do Meio

14 de fevereiro de 2009

Deu bode na ilha Para o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, os bois e os cabritos fazem uma lambança completa na ilha de Fernando Noronha. Pisam nos ninhos das tartarugas,  das aves e ocupam e degradam trilhas e praias. Daí, a sentença: a ilha vai ficar livre, ainda neste trimestre, dos bovinos e caprinos, criados livremente… Ver artigo

Deu bode na ilha
 Para o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, os bois e os cabritos fazem uma lambança completa na ilha de Fernando Noronha. Pisam nos ninhos das tartarugas,  das aves e ocupam e degradam trilhas e praias.
 Daí, a sentença: a ilha vai ficar livre, ainda neste trimestre, dos bovinos e caprinos, criados livremente há décadas.


Brasil desigual
 Os brasileiros mais pobres vivem em condições de desenvolvimento humano comparáveis às da Índia, mas os 20% mais ricos vivem em situação melhor que a fatia mais rica da população da Suécia, da Alemanha, do Canadá e da França.
 O relatório do PNUD, órgão da ONU, que analisa os números recentes do IDH, foi duro com o Brasil.


Contagem regressiva
 “Temos apenas 11 curtos meses até a cúpula crucial em Copenhague, onde os líderes mundiais vão se reunir em dezembro para chegar a um acordo para reduzir o processo de aquecimento global”.
 O alerta é do presidente da ONU, Ban Ki-Moon, que vai mais longe: “Precisamos de um acordo que amplie e fortaleça o Protocolo de Kyoto”.
 As mudanças climáticas e as finanças globais não são nossas únicas crises: energia, insegurança alimentar e pobreza estão na ordem do dia.
 Será que Barack Obama vai encarar esta?


Transposição urgente
 Todo governante sabe que ao construir uma obra faraônica e não inaugurá-la em seu mandato, acaba sendo enterrado nela.
 Veja o exemplo o prefeito César Maia, com o Palácio da Música no Rio de Janeiro.
 Por isto, o governo Lula garante que vai concluir o eixo leste e parte do eixo norte da transposição do São Francisco, até outubro de 2010.
 A intenção é tornar a obra, de R$ 5 bilhões, um projeto irreversível para o próximo governo.


Super Itaipu
 A usina de Itaipu bateu recorde de produção de energia em 2008, com geração de 94.684.781 megawatts-hora.
 O recorde anterior era de 2000, quando Itaipu gerou 93.427.598 MWh.
 Com esta produção, um recorde nunca atingido por qualquer outra hidrelétrica, Itaipu poderia abastecer o mundo por dois dias, a Argentina por um ano ou o Paraguai por 11 anos.
 Não é à toa que presidente Fernando Lugo  está de olho nos dólares de Itaipu.


Tolerância das mulheres
 Todo mundo sabe que a poluição atmosférica, a fuligem da queima da cana-de-açúcar e os agrotóxicos trazem consequências sérias para a saúde.
 Estudos da USP e da Fundação Oswaldo Cruz mostram um outro lado.
 Quanto maior o número de partículas suspensas na atmosfera, menor a quantidade de meninos nascidos em regiões de São Paulo.
 Aliás, a pesquisadora Gerusa Gibson, da Fiocruz, já provou que o declínio do nascimento de homens, no Paraná, é atribuído aos agrotóxicos.
 Mais tolerantes à poluição, a mulher continua sendo o sexo forte nesta história.


Crescimento é fria
 Incrível, mas alguns especialistas acham que só a quebradeira por ajudar o meio ambiente.
 A verdade é que tem gente achando que, em 2009, o Brasil evitará vários conflitos na área ambiental.
 Motivo: a crise financeira mundial.
 O jornalista e escritor Washington Novaes vai além:
 “Se os recursos naturais são o fator escasso no mundo e nós os temos em relativa abundância, deveríamos colocar isso no início e no centro de uma estratégia nacional”.
 Para Novaes, nada de crescimento puro e simples, a qualquer preço.


 


“A Amazônia está indo para o brejo”.


Do bispo d. Erwin Krautler, da Diocese do Xingu, no Pará, durante o Fórum Social Mundial, em Belém, sobre a situação atual da região. Para dom Erwin, nesse ritmo de destruição da Floresta Amazônica não dura mais 30 anos.



Elas por elas: Dilma e Marina
 A ex-ministra Marina Silva esteve no Fórum Social e não correu risco de se encontrar com uma desafeta: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
 Mas na festa de despedida de Jerson Kelman da presidência da ANEEL não deu como fugir do constrangimento.
 Kelman, ex-presidente da Agência Nacional de Águas, é amigo de uma e de outra.
 Desde o lançamento do PAC, em janeiro de 2007, Dilma acusava Marina de enrolar na concessão da licença ambiental, principalmente das hidrelétricas, a exemplo de Jirau e Santo Antônio, ambas no rio Madeira.
 Outro contraponto: hoje, Dilma defende o Plano Amazônia Sustentável, feito pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
 O plano prevê, em seu início, a regularização fundiária das terras da Amazônia, com doação das glebas de até 100 hectares e venda por preço simbólico das que tiverem até 400 hectares.
 Marina Silva é contra.
 Na eleição de 2010, talvez o presidente Lula já tenha conseguido fazer a paz entre elas.


Arara-azul
 Nem tudo está perdido.
 Pesquisadores da USP e do Instituto Arara-Azul foram surpreendidos com a descoberta de um refúgio com 28 ninhos de araras-azuis na Floresta Nacional dos Carajás, no Pará.
 A bióloga Sílvia Presti, que participou da expedição, explicou que a descoberta é importante porque há como fazer um plano de conservação da espécie.
 O refúgio só foi localizado com a ajuda dos habitantes locais e o estudo tem o objetivo de pesquisar a genética da espécie.
 O maior inimigo da arara-azul todo mundo sabe: é o homem com o tráfico de animais.