Política ambiental

Eleição para o Fundo Nacional do Meio Ambiente

25 de maio de 2009

Os cinco membros regionais da sociedade civil e seus suplentes serão escolhidos entre as entidades inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) para mandatos de dois anos, e podem ser reeleitos por igual período. A votação será realizada exclusivamente por meio de um sistema eletrônico – desenvolvido pelo FNMA – e dela poderão participar… Ver artigo

Os cinco membros regionais da sociedade civil e seus suplentes serão escolhidos entre as entidades inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) para mandatos de dois anos, e podem ser reeleitos por igual período. A votação será realizada exclusivamente por meio de um sistema eletrônico – desenvolvido pelo FNMA – e dela poderão participar os representantes legais dessas entidades, conforme última atualização publicada no Diário Oficial. Cada eleitor terá direito a um único voto e deve indicar uma organização de sua região.  O Conselho Deliberativo do FNMA tem por missão estabelecer prioridades e a função de julgar projetos que visem ao uso racional e sustentável dos recursos naturais e à recuperação da qualidade ambiental, além de analisar e selecionar todos os empreendimentos apoiados pelo FNMA.
“O Conselho é o grande balizador da atuação do Fundo, porque traz a carga de representatividade da sociedade e do controle social, que é uma marca de sua atuação”, afirma Fabrício Barreto, diretor do FNMA. Ele acrescenta que a participação da sociedade civil contribui para a transparência na execução dos recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional.  De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral e representante das ONGs da região Centro-Oeste, Luiz Ernesto Borges de Mourão Sá, a participação nesse processo eleitoral permite que as ONGs implementem o verdadeiro controle social das políticas ambientais no Brasil.  Representantes – Presidido pelo ministro do Meio Ambiente, o Conselho Deliberativo é composto por 17 representantes de instituições de governo e entidades da sociedade civil: três do Ministério do Meio Ambiente, dois do Ibama, um do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, um da Agência Nacional de Águas (ANA), um da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente (Abema), um da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anama), um do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), um da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um membro de entidade da sociedade civil de âmbito nacional, indicada pelo Conama e um representante por região geográfica de ONGs ambientalistas.


O FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente tem 20 anos. Hoje é o principal fundo de fomento ambiental do Brasil. Tem por missão contribuir como agente financiador para a implementação de uma política ambiental. Nestes 20 anos foram apoiados mais de 1.400 projetos socioambientais e investidos mais de R$220 milhões em iniciativas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Pois o FNMA vai eleger os representantes da sociedade civil de seu novo conselho deliberativo. O processo eleitoral para o mandato 2009-2011 teve início em 11 de maio, com a publicação do edital de convocação no Diário Oficial e será concluído às 18h do dia 19 de junho.


 


mais informações:


www.mma.gov.br/fnma ou (61) 3105-2160