PELO BRASIL

Resoluções do Conama

21 de setembro de 2009

Para efeito de controle da poluição do ar, a Resolução estabelece sete tipos de substâncias poluentes, provenientes dos escapamentos. Entre elas, o monóxido de carbono, os aldeídos, os hidrocarbonetos totais, os hidrocarbonetos não metano, os óxidos de nitrogênio e o material particulado (enxofre).A discussão sobre a Resolução que trata do Proconve L-6 já havia sido… Ver artigo

Para efeito de controle da poluição do ar, a Resolução estabelece sete tipos de substâncias poluentes, provenientes dos escapamentos. Entre elas, o monóxido de carbono, os aldeídos, os hidrocarbonetos totais, os hidrocarbonetos não metano, os óxidos de nitrogênio e o material particulado (enxofre).
A discussão sobre a Resolução que trata do Proconve L-6 já havia sido iniciada em plenário, em maio deste ano, mas foi retirada em função da previsão de que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicaria uma resolução especificando o tipo de combustível até julho passado, o que não ocorreu.
Rudolf Noronha, gerente de qualidade do ar do MMA, explicou que a determinação contida na Resolução do Conama vai reduzir de maneira expressiva os poluentes contidos nos combustíveis. Ele assegurou que esta medida, somada à inspeção veicular vai trazer uma melhoria significativa à qualidade do ar das cidades. Garantiu, ainda, que o Brasil vai alcançar padrões equivalentes ao que há de mais moderno no mundo em termos de iniciativas para melhoria da qualidade do ar.