Ausência

DE FLORES E GESTOS Curioso ver o beija-flor namorar os cachos amarelados com ardor e meiguice

21 de setembro de 2009

Empoleirado silenciosamente no fio da linha telefônica, o beija-flor observava indignado uma extremidade do quintal. Tinha suas razões, já que naquele local, havia um pé de ipê amarelo que foi abatido por conveniência. Outra vez, na época da florada, ele retornava para saciar-se do néctar das flores da sua árvore preferida. Fiquei na obrigação de… Ver artigo


Empoleirado silenciosamente no fio da linha telefônica, o beija-flor observava indignado uma extremidade do quintal. Tinha suas razões, já que naquele local, havia um pé de ipê amarelo que foi abatido por conveniência. Outra vez, na época da florada, ele retornava para saciar-se do néctar das flores da sua árvore preferida. Fiquei na obrigação de compartilhar de sua indignação em não mais encontrar aquela árvore, pois ela havia me proporcionado momentos de extrema contemplação. Além da floração,  que produzia belíssimo efeito na copa e no chão, a diversidade ecológica nela fluente, monopolizava as atenções e se podia invadir o momento íntimo do pássaro com as flores. Era curioso ver o beija-flor namorar os cachos amarelados com ardor e meiguice, deixando em seus ventres a semente da próxima estação. A árvore tornava-se pequena para o seu voo. Ele ia e voltava várias vezes, empregando seus meios para encontrar alguma flor ainda não explorada. Quando cansado, pousava em qualquer dos galhos, sentindo-se no paraíso.
Agora, empoleirado no fio da linha telefônica seu silêncio transmitia a locomoção para outros quintais, para outras árvores e flores que lhe dariam uma nova esperança de voar e garantir o sustento. Consumindo mais energia do que qualquer outro animal tem a necessidade de se alimentar dezena de vezes ao dia.
Desejo continuar vendo o pássaro beijar as flores cor de ouro e desempenhar um importante papel na polinização e na preservação. Sulcarei a terra, plantarei uma nova semente da espécie, regarei com o suor da esperança e cuidarei para que germine e se torne frondosamente florida. Preservarei para que o beija-flor seja novamente feliz e para que minhas recordações sejam atualizadas. O ipê amarelo é uma árvore muito conhecida, senão, a mais cultivada e a mais linda, sendo considerada a árvore símbolo do Brasil. O beija-flor possui boa memória e poderá lembrar deste local como uma fonte alimentar. Lá adiante, existem outros ipês, mas quem sabe, algum dia para cá ele poderá voltar. Tentarei trazer um pouco mais da natureza para o quintal.