Pelo Brasil

Ocupação irregular

13 de outubro de 2009

Na semana passada, foi realizado pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí-SC, o V Congresso de Planejamento e Gestão Costeira para os Países de Expressão Portuguesa. Alberto Costa ressaltou que os estados e municípios devem elaborar Planos de Gestão Integrada da Orla Marítima, junto com a… Ver artigo


Na semana passada, foi realizado pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí-SC, o V Congresso de Planejamento e Gestão Costeira para os Países de Expressão Portuguesa. Alberto Costa ressaltou que os estados e municípios devem elaborar Planos de Gestão Integrada da Orla Marítima, junto com a sociedade, a fim de evitar que mais áreas na costa brasileira sejam invadidas. Para ajudar na elaboração do plano, o MMA lançou, em março, o Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil, com informações científicas que orienta ações de planejamento territorial, conservação, regulamentação e controle dos patrimônios natural e cultural.
A publicação destaca o potencial de risco natural, social e tecnológico, tem orientações sobre a biodiversidade costeira e marinha, além de realizar um panorama sobre os danos causados por erosões, bem como por atividades petroleiras e turismo.