Encontro Verde das Américas

22 de dezembro de 2009

O IX Encontro Verde das Américas lotou o auditório do Museu Nacional, em Brasília. Thiago de Mello (na primeira fila) foi um dos homenageados.       Para compensar as emissões de gás carbono decorrentes do uso de combustível, lixo orgânico e energia, durante os trabalhos os responsáveis pelo evento plantaram 300 árvores, das quais… Ver artigo

O IX Encontro Verde das Américas lotou o auditório do Museu Nacional, em Brasília. Thiago de Mello (na primeira fila) foi um dos homenageados.


 


 


 


Para compensar as emissões de gás carbono decorrentes do uso de combustível, lixo orgânico e energia, durante os trabalhos os responsáveis pelo evento plantaram 300 árvores, das quais 160 no município de Vassouras, no Rio de Janeiro.
Representantes do Japão, da Dinamarca e da Costa Rica fizeram pronunciamentos destacando a importância da realização do encontro de Copenhague e o embaixador da Palestina fez um apelo a favor da paz com os israelenses, sustentando que “não podemos pensar em salvar o planeta, sem que exista paz entre os povos.”
Ainda em setembro, Curitiba sediou o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, (UCs) que se revestiu de um conteúdo especial: foi ressaltada a importância dessas unidades e de áreas protegidas para a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. As áreas protegidas, que abrangem as UCs, terras indígenas e território quilombolas, desempenham um papel fundamental na retenção de carbono, o grande responsável pelas alterações no clima. Além disso, resguardam os remanescentes de vegetação nativa e ajudam a frear o avanço do desmatamento. Durante os debates, os participantes destacaram a importância de influenciar nas decisões de Copenhague.