Novembro

Copenhague e a Saúde ambiental no Brasil

22 de dezembro de 2009

Os dados do Inventário foram fornecidos por 700 especialistas e 150 entidades governamentais e não-governamentais, incluindo ministérios, institutos, universidades, centros de pesquisas e entidades setoriais da indústria. Os estudos elaborados darão origem a cerca de 20 Relatórios de Referência contendo as informações utilizadas, descrição da metodologia empregada e critérios adotados.  No primeiro semestre de 2010,… Ver artigo

Os dados do Inventário foram fornecidos por 700 especialistas e 150 entidades governamentais e não-governamentais, incluindo ministérios, institutos, universidades, centros de pesquisas e entidades setoriais da indústria. Os estudos elaborados darão origem a cerca de 20 Relatórios de Referência contendo as informações utilizadas, descrição da metodologia empregada e critérios adotados.  No primeiro semestre de 2010, os dados serão submetidos à análise de especialistas que não participaram diretamente do processo.
O ano terminou com a maior conferência sobre meio ambiente e sustentabilidade, realizada em Copenhague e com a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, realizada em Brasília. A Conferência de Saúde Ambiental teve a presença de 950 delegados. (Ver páginas 28 e 29).
A Conferência promoveu um debate social sobre as relações entre produção e consumo, seus impactos na saúde e no ambiente, estruturação de territórios sustentáveis nas cidades, no campo e nas florestas. Ao final da Conferência foram definidas diretrizes e ações estratégicas para a construção de uma Política Nacional de Saúde Ambiental com vistas à redução dos riscos à saúde, à melhoria das condições de vida da população e à diminuição dos danos ao meio ambiente.


Foto: Antonio Cruz/ABr


 A senadora Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, pretende apresentar emenda à Política Nacional sobre Mudança do Clima, ou um projeto de lei paralelo, para institucionalizar as metas brasileiras de redução entre 36% e 39% das emissões de gases de efeito estufa