Abrolhos: o parque dos corais

Pela sua contribuição para a conservação de áreas marinhas, unidade recebe o título de sítio Ramsar

21 de maio de 2010

O que é o título Ramsar A convenção Ramsar – ou Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional – é um tratado firmado por governos de diversos países que estabelece uma ação nacional e uma cooperação internacional para a conservação e uso racional das zonas úmidas mundiais e de seus recursos naturais. Ocupando todas as… Ver artigo

O que é o título Ramsar


A convenção Ramsar – ou Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional – é um tratado firmado por governos de diversos países que estabelece uma ação nacional e uma cooperação internacional para a conservação e uso racional das zonas úmidas mundiais e de seus recursos naturais. Ocupando todas as regiões geográficas do planeta, atualmente a convenção é o único tratado ambiental global que trata de um ecossistema em particular, as zonas úmidas. Adotado na cidade iraniana de Ramsar em 1971, o acordo foi criado a partir da iniciativa de países e ONGs preocupados com a crescente degradação desses ecossistemas naturais. Atualmente são 159 países membros da Convenção, que possuem 1.885 sítios reconhecidos como de importância internacional para a proteção das áreas úmidas, totalizando cerca de 185 milhões de hectares. O Parque de Abrolhos passa a ser o 11º sítio Ramsar brasileiro e o primeiro na Bahia.


Abrolhos: sítio Ramsar


O título de sítio Ramsar revela a importância e os bons resultados das ações de conservação que vêm sendo empreendidas na região. ?Trata-se ao mesmo tempo de um merecido reconhecimento da área pelo seu valor para a manutenção da biodiversidade, e também um reconhecimento do próprio trabalho de conservação desenvolvido pelo orgão responsável pelo Parque com o apoio de diversos parceiros?, declara Joaquim Neto, chefe do Parque. ?Com o diploma de sítio Ramsar a nossa esperança é ?abrir os olhos? da sociedade quanto à necessidade de mais investimentos que assegurem as condições necessárias para a manutenção desta valiosa área?, finaliza Neto. 
Apesar de seu valor ecológico, cultural, social e econômico, o Parque de Abrolhos permanece alvo de ações predatórias. Mesmo sendo uma unidade de proteção integral, barcos de pesca ilegal podem ser vistos nos recifes de Timbebas, e algumas vezes até mesmo no Parcel de Abrolhos durante a noite.
Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional, também avalia que esse reconhecimento internacional do parque é importante para trazer maior atenção da sociedade e do governo para sua proteção. ?A ocasião é oportuna para discutir a necessidade de ampliar as áreas protegidas na Região dos Abrolhos, já que o parque, apesar de sua relevância, não é suficiente para proteger a toda biodiversidade?.  


Sítios Ramsar brasileiros


1 – Reserva de Desenvolvimento Sustentado Mamirauá (AM)


2 – Parques Nacionais da Lagoa do Peixe (RS)


3 – Parque Nacional do Araguaia (TO)


4 – Parque Nacional do Pantanal (MT)


5 – Áreas de Proteção Ambiental da Baixada e dos Lençóis )MA)


6 – Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC Pantanal


7 – Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luis (MA).


8 – Parque Nacional Marinho de Abrolhos


9 – Ilha do Bananal (TO)


10 – Parque Estadual do Rio Doce (MG)


11 – Fazenda Rio Negro (MS)


O Parque de Abrolhos


ABR’os OLHOS!


Alerta da ONU: o aquecimento do planeta ameaça fortemente os recifes de coral com sua extinção imediata. O estudo é do economista indiano Pavan Sujdev, que calculou os prejuízos
ambientais e financeiros pela falta de um conjunto de ?serviços? que os corais – e os
 organismos que neles vivem – prestam à flora marinha e aos seres humanos.


O arquipélago de Abrolhos, localizado na costa do extremo sul da Bahia, abriga uma enorme diversidade biológica raramente vista em outros lugares. Logo após o Descobrimento do Brasil, em 1503, a expedição do italiano Américo Vespúcio, ao se deparar com os recifes das ilhas, fez um alerta em sua carta náutica: ?Quando te aproximares da terra, abra os olhos?. Não é à toa, uma vez que seus recifes de corais chegam a 15 km de extensão e 5 km de largura.


Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos corresponde a uma significativa área de proteção e conservação ambiental que abriga importantes espécies de fauna e flora costeiras. Os limites do parque compreendem duas áreas distintas: a maior representada pelo Parcel dos Abrolhos e pelo Arquipélago dos Abrolhos, e a porção menor, o Recife de Timbebas.
Em sua totalidade, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos ocupa uma área de aproximadamente 88.250 hectares e está situado na Região dos Abrolhos, caracterizada por um mosaico de ambientes marinhos e costeiros, compostos por áreas de recifes de corais, fundos de algas, manguezais, praias, restingas e remanescentes de Mata Atlântica. A localidade possui ainda um alto nível de endemismo, ou seja, ocorrências de espécies exclusivas da região, e apresenta a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.
Além de relevante área de conservação ambiental, o Parque de Abrolhos se destaca também por seus atrativos turísticos. Pessoas de diversas partes do mundo visitam a região anualmente para apreciar suas belezas naturais que se mantêm preservadas graças às ações conjuntas do governo federal, de ONGs e das comunidades locais. Localizada próximo às cidades de Caravelas, Nova Viçosa, Alcobaça e Prado, a unidade é um valioso repositório de peixes de uma das zonas de pesca mais importantes do Brasil.