Fernando: o enigma em Pessoa

21 de maio de 2010

BERNARDO SOARES Entre os heterônimos (um outro nome e uma outra personalidade, bem diferente de seu criador) criados por Fernando Pessoa, Bernardo Soares era um tipo especial. Era ajudante de guarda-livros em Lisboa, onde viveu toda a sua humilde vida de empregado. Vivia sozinho, num quarto alugado perto do escritório onde trabalhava e dos escritórios… Ver artigo

BERNARDO SOARES


Entre os heterônimos (um outro nome e uma outra personalidade, bem diferente de seu criador) criados por Fernando Pessoa, Bernardo Soares era um tipo especial. Era ajudante de guarda-livros em Lisboa, onde viveu toda a sua humilde vida de empregado. Vivia sozinho, num quarto alugado perto do escritório onde trabalhava e dos escritórios onde trabalhava o poeta. Conheceram-se num restaurante. Foi aí que Bernardo Soares deu o seu “Livro do Desassossego”, escrito em forma de fragmentos, para Fernando Pessoa ler e prefaciar. Bernardo Soares é considerado um semi-heterônimo (maior proximidade de temperamento) porque, como explica Fernando Pessoa ?não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade?.


” Ah, não há saudades mais dolorosas do que as coisas que nunca foram?.


“Ler é sonhar pela mão de outrem?.


“A renúncia é a libertação.
Não querer é poder?.


“Tudo o que dorme é criança de novo.”


___________________________________________


“Um jardim é um resumo da civilização – uma modificação anônima da natureza…Assim, na cidade, regrados mais úteis, os jardins são para mim como gaiolas, em que as espontaneidades coloridas das árvores e das flores não têm senão espaço para o não ter, lugar para dele não sair, e a beleza própria sem a vida que pertença a ela?.


“A vida é a hesitação entre uma exclamação e uma interrogação. Na dúvida, há um ponto final.?


“Para realizar um sonho é preciso esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por isso realizar é não realizar. A vida está cheia de paradoxos como as rosas de espinhos.?


Saiba mais


O que é heterônimo, homônimo e pseudônimo?
 heterônimo – A palavra vem do grego: heteros = diferente e onyma = nome. Heteronímia é o estudo dos heterônimos, ou seja, estudo de autores fictícios. Heterônimo então é uma personagem fictícia, criada por alguém, mas com vida quase real, com biografia própria, totalmente diferente de seu criador. O criador de heterônimo, como Fernando Pessoa, é chamado de ortônimo.
Homônimo (homos = igual + onyma = nome) Pessoa que tem o mesmo nome de outra. Ou, palavras que se pronuncia e/ou escreve da mesma forma que outra, mas de origem e sentido diferentes. Pseudônimo significa nome falso, ou seja, um nome fictício usado por alguém como alternativa ao seu nome legal.
Pseudônimo  significa nome falso, ou seja, um nome fictício usado por alguém como alternativa ao seu nome legal.