PELO BRASIL

Lixões e vilões

30 de julho de 2010

Municípios se preparam para eliminar lixões Agora é para valer: o presidente Lula sanciona lei que determina a eliminação dos lixões em quatro anos no Brasil. E, como numa avaliação prévia de como trabalhar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prefeitos de 14 municípios que lideram cidades das regiões Sul, Sudeste e  Nordeste estiveram com… Ver artigo

Municípios se preparam para eliminar lixões


Agora é para valer: o presidente Lula sanciona lei que determina a eliminação dos lixões em quatro anos no Brasil. E, como numa avaliação prévia de como trabalhar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prefeitos de 14 municípios que lideram cidades das regiões Sul, Sudeste e  Nordeste estiveram com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério, para prestar contas de convênios que têm com o MMA para a construção de ações compartilhadas para a gestão conjunta do lixo.


O secretário Silvano Silvério recebeu representantes de Santana do Livramento, Bagé, Candiota, Capão da Canoa, Caxias (RS), Nova Odessa, Sumaré, Socorro, Amparo (SP), Casa Nova (BA), São Joaquim de Bicas, Betim (MG), Palmeiras e Ingazeira (PE).
 “Cada polo está em fase diferente no processo de criação de consórcios para a solução de problemas dos resíduos sólidos, que prevê aterros, galpões de triagem, compostagem”, explicou o secretário, que acrescentou: ?Os municípios se agregam em função de necessidades comuns, boas estradas para trânsito de resíduos, boa estrutura logística?.
 O diretor de Ambiente Urbano, Sérgio Gonçalves, explica que o país tem dois anos para criar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que vai aprofundar as diretrizes gerais que foram desenhadas pela PNRS.
Por sua vez, os planos municipais e locais vão detalhar o seu modo de execução. A Política  Nacional aprovada pelo Senado, em 7 de julho, valoriza as iniciativas de gestão compartilhada das soluções para o lixo e estimula a cooperação técnico-financeira entre os poderes federal, estadual e municipal.