Banho de Natureza

Bromélia: a planta que alimenta, mata a sede e proporciona um bom banho às aves e insetos

13 de dezembro de 2010

De outro local, se consegue apreciar a diversidade que para ali flui, principalmente pássaros, que se divertem em demorados banhos e usufruem dos outros benefícios oferecidos pela planta. Outras observações podem ser realizadas em diferentes locais e que se juntam ao espetáculo proporcionado pelos agentes da natureza. Verdadeiros observatórios que ampliam nossos conhecimentos ecológicos.Outrora comum,… Ver artigo

De outro local, se consegue apreciar a diversidade que para ali flui, principalmente pássaros, que se divertem em demorados banhos e usufruem dos outros benefícios oferecidos pela planta. Outras observações podem ser realizadas em diferentes locais e que se juntam ao espetáculo proporcionado pelos agentes da natureza. Verdadeiros observatórios que ampliam nossos conhecimentos ecológicos.
Outrora comum, a visão de pássaros banhando-se em poças d?água, chamavam a atenção pelo espetáculo apresentado. Atualmente, nas áreas urbanas, a impermeabilidade progressista dissipou tal prática. Além dos banhos, eles também exploravam o fundo barrento ou lodoso, buscando algum nutriente por vezes encontrado e saboreado.
Nos vegetais, a água acumulada nas folhas pela chuva, sereno ou atividade humana, ainda serve para os seus banhos, sendo alegre o desfrute dos mananciais oferecidos. Encarcerados, os pássaros conseguem também realizar suas atividades higiênicas, embora diferentemente da natural liberdade, quando as opções são mais constantes e convenientes.
Não há os arranjos progressistas e dependentes do gosto humano, que necessitam de muita engenhosidade para serem atrativos. Existe todo um aparato para favorecer a permanência dos pássaros em cativeiro, mas nada equivalente a simplicidade da natureza, que é o necessário para todas as coisas. Sem qualquer auxílio para tomar banho ou simplesmente se refrescar, ainda é grande a presença de seres alados nos rios, riachos e lagos, mananciais que aos poucos se degradam devido ao progresso desordenado e ganancioso. Tal consequência limita o espaço desta visitação, formando um compartilhamento de itinerários para outros locais mais distantes e por vezes urbanizados. Tomara que os pássaros continuem encontrando meios hídricos para fartar suas necessidades simples e objetivas e que os seres humanos, resguardem os mananciais existentes, para que no futuro, não tenham que alçar vôos em busca de um mínimo para o máximo de sua sobrevivência.